Boeing obtém contrato de produção para do HAAWC. A US Navy concedeu em agosto deste ano à Boeing um contrato para a produção em série do sistema HAAWC (High Altitude Anti-Submarine Warfare Weapon Capability) com o trabalho previsto para começar nos próximos meses. O HAAWC é um kit complementar para todos os climas, que permite que os torpedos Mk.54 seja lançado próximo ou abaixo da altitude de cruzeiro do Boeing P-8A Poseidon.
“Este é um marco importante porque aproxima o HAAWC de se tornar totalmente operacional e implantado pela Marinha”, disse Dewayne Donley, gerente do programa na Boeing.
O contrato inclui a produção do HAAWC Air Launched Accessory (ALA), kits e contêineres para a US Navy e clientes internacionais. O contrato também prevê serviços de logística, documentação e testes.
O Boeing HAAWC consiste em um kit ALA, que se conecta a um torpedo Mark 54, transformando-o em uma arma planadora guiada e de precisão. Antes de entrar na água, o ALA se separa do torpedo, abrindo um paraquedas estabilizador, para este entrar na água no ponto ideal para seguir trajetória precisa até o alvo. Carregado a bordo da aeronave de patrulha marítima multimissão P-8A, o sistema de armas avançado atenderá à necessidade operacional da US Navy de conduzir guerra antissubmarina (ASW) de altitudes mais elevadas e distâncias mais longas, mantendo, assim, a segurança da aeronave e sua tripulação.
“Nossa solução transforma o Mk.54 em uma arma planadora de precisão em ambientes com e sem GPS”, disse Donley. “O sistema HAAWC oferece flexibilidade ao permitir que a Marinha realize operações antissubmarinas em todo o envelope de voo do P-8A”. Até o momento, a frota global de P-8Al acumulou mais de 450.000 horas de voo sem acidentes.
@CAS