Em 21 de dezembro, a Boeing Austrália e a Royal Australian Air Force (RAAF) comunicaram que foi concluído o primeiro teste de táxi de alta velocidade do veículo aéreo não tripulado (UAV) Loyal Wingman. Em outubro a aeronave passou pelos primeiros testes de taxiamento em baixa velocidade.
A corrida na pista serviu para que os técnicos da Boeing monitorassem o desempenho, atitude e controlabilidade no solo em altas velocidades. Em um campo de testes remoto na Austrália, o UAV passa por avaliações de taxiamento e corridas de baixa, média e alta velocidade, em preparação para o seu voo inaugural.
“Nosso programa de teste está progredindo bem e estamos felizes com os dados de teste de solo que coletamos até o momento. Estamos trabalhando com o Air Warfare Center para concluir as verificações de teste finais e nos preparar para os voos de testes no início do próximo ano”, disse Paul Ryder, Gerente de Testes de Voo da Boeing.
A Chefe de Capacitação da RAAF, Vice-Marechal-do-Ar Cath Roberts, disse que ver a aeronave pessoalmente durante os testes foi extraordinário. “Há algo muito especial em testar uma aeronave que eleva a tecnologia para outro patamar. É icônico em sua própria maneira. Experimentar o entusiasmo da equipe da Boeing e da Força Aérea me lembrou do início de minha carreira em testes de aeronaves. É disso que se trata a inovação – trabalhar em conjunto para alcançar muitas inovações”, disse a Vice-Marechal Roberts.
Mais de 35 fornecedores australianos da indústria local contribuíram para o desenvolvimento da aeronave, incluindo o parceiro de investimento BAE Systems Australia, que integrou a equipe de teste da Boeing no local.
“Só no ano passado, fizemos avanços incríveis com esta aeronave, levando-a da fuselagem a uma aeronave acabada que passou por testes rigorosos. O nosso foco agora é conduzir um regime de teste de voo seguro e protegido para o programa Loyal Wingman”, disse o Dr. Shane Arnott, Diretor de Programa Boeing Airpower Teaming System.
Os testes finais em solo serão retomados após a pausa das festas de final de ano, culminando com o primeiro voo que ocorrerá no início do de 2021.
@FFO