A Boeing Defense apresentou um vídeo mostrando sua equipe instalando o novo sistema de reabastecimento voo (REVO) tipo probe and drogue no protótipo do UAS MQ-25 T1 (N234MQ), que até o fim deste ano, deverá realizar voos de ensaio com aeronaves da US Navy. O Sistema de Aeronave não Tripulada (UAS – Unmanned Aircraft System) MQ-25 é parte do programa Carrier-Based Aerial-Refueling System (CBARS) da Marinha Americana.
O pod, que foi recentemente integrado a um pilone sob a asa esquerda do protótipo T1, é o mesmo sistema de REVO – modelo Cobhan 31-300 Series Buddy Store, atualmente transportado no pilone do center line por caças F/A-18, que realizam reabastecimento aéreo em porta-aviões (suprimento camarada). O MQ-25, quando operacional, irá aliviar os F/A-18 nas tarefas de reabastecimento aéreo embarcado, liberando estas aeronaves para realizar outras missões operacionais.
Watch our #MQ25 team install the pod that contains the refueling hose and basket on T1, our test asset for the @USNavy unmanned aerial refueler. Coming later this year: MQ-25 flight testing with the aerial refueling pod!
Originally tweeted by Boeing Defense (@BoeingDefense) on 23 de July de 2020.
Equipes da Boeing e da Marinha realizaram uma rodada inicial de testes em voo com o protótipo T1, em setembro de 2019, que resultaram em quase 30 horas no ar. Quanto o T1 retornar aos ensaios, equipado com o pod de REVO, ele estará sob o controle dos operadores de veículos aéreos da Boeing e será monitorado por uma equipe de engenheiros de teste de voo da empresa e da US Navy.
Essa equipe analisará primeiro os efeitos aerodinâmicos pod em vários pontos do envelope de voo, bem como monitorará o comportamento da mangueira e do drogue na estrutura do MQ-25. Estes passos precederão as missões de REVO com receptores da US Navy a “seco e molhado”. O MQ-25 será a primeira aeronave não tripulada operacional da US Navy.