Boeing inicia produção dos 24 AH-64 Apache para o Marrocos. A Boeing iniciou a produção dos 24 helicópteros de ataque AH-64E Apache Guardian para Força Aérea Real do Marrocos (RMAF). Os trabalhos são realizados nas instalações da Boeing em Mesa, no Arizona, e iniciam cerca de três anos e meio depois da assinatura do contrato realizada em junho de 2020.
De acordo com o aprovado pelo Departamento de Defesa dos EUA, os Apaches do Marrocos serão armados com mísseis ar-superfície Lockheed Martin AGM-114L/R Hellfire, kits de foguetes guiados a laser BAE Systems Advanced Precision Kill Weapon System (APKWS), foguetes de 70 mm e mísseis ar-ar Raytheon AIM-92H Stinger. Eles terão sistemas de contramedidas defensivas, bem como equipamentos Manned-Unmanned Teaming-2 (MUMT-2) para o controle de drones.
Atualmente a RMAF não possui helicópteros dedicados para missões de ataque em sua frota, apenas 24 antigos Aérospatiale SA342L Gazelle, comprados a partir de 1978 e adaptados para função de ataque leve. A previsão de entrega dos primeiros AH-64E marroquinos está para o ano que vem.
O Marrocos está modernizando as suas forças armadas e renovando as suas capacidades de aviação de combate, adquirindo também a mais recente variante Lockheed Martin F-16 Block 70/72 Fighting Falcon. Eles se juntarão aos atuais F-16C/D recebidos a partir de 2011 e substituirão os antigos Mirage F1 em serviço desde o final da década de 1970 e os Northrop F-5E/F Tiger II recebidos em 1980.
@FFO