Boeing inicia a montagem do 5º Loyal Wingman. As instalações da Boeing Austrália, em Melbourne iniciou recentemente a montagem da quinta aeronave Boeing Airpower Teaming System (Loyal Wingman), enquanto o programa continua seus rigorosos testes de solo e voo e trabalha para estabelecer uma instalação de montagem final em Toowoomba, Queensland.
A experiência em robótica avançada, materiais compostos e engenharia digital permitiu que o site Fishermans Bend fizesse uma abordagem inovadora para a criação e produção do programa de desenvolvimento militar.
“Abordamos o projeto do veículo aéreo e do sistema de produção junto com uma filosofia de projeto voltado para o custo”, disse Andrew Glynn, diretor do Airpower Teaming System Vehicle Design and Production. “Embora tenhamos desenvolvido um design limpo com muitas novas tecnologias, também tomamos decisões inteligentes ao incorporar componentes prontos para uso e alavancar a engenharia digital para otimizar a velocidade de lançamento no mercado e a produtividade do design. Ao colaborar com nossa equipe da indústria australiana, incluindo RUAG Australia e Ferra Engineering, em todo o processo de design, fomos capazes de incorporar recursos de ‘design para manufatura’ em todos os componentes e subsistemas de veículos aéreos”, disse ele.
A aeronave remotamente pilotada tem 11,7 m efoi projetada para voar e lutar ao lado de aeronaves tripuladas. Ele foi desenvolvido para a Royal Australian Air Force (RAAF). É a primeira aeronave militar de combate projetada e produzida pela Austrália em mais de 50 anos. A primeira aeronave saiu da fábrica de Melbourne em maio de 2020, que também abriga as instalações de P&D da Boeing Aerostructures Australia e da Boeing Australia.
“A equipe adotou três inovações principais de fabricação para o Airpower Teaming System, nas áreas de perfuração e preenchimento robótico, montagem sem calços e montagem determinante em tamanho real para reduzir significativamente os custos de montagem, em comparação com os métodos tradicionais. Removemos completamente a perfuração manual de nosso sistema de produção, melhorando a segurança, a qualidade e a eficiência em nossas operações de manufatura. Para conseguir isso, projetamos todos os componentes com orifícios pré-perfurados por nossos fornecedores no nível do subcomponente, permitindo que a montagem final se encaixe sem a necessidade de qualquer perfuração manual na fábrica”, disse Glynn.
A equipe do Airpower Teaming System também aproveitou a experiência de fabricação de aeronaves comerciais das instalações de Melbourne nas asas do Boeing 787. A tecnologia exclusiva de fibra de carbono permite que os componentes sejam curados sem uma autoclave tradicional.
“Nossa equipe produziu os maiores componentes compostos com infusão de resina da Boeing para o Loyal Wingman, aproveitando a tecnologia comprovada”, disse Adnan Raghdo, diretor e engenheiro-chefe da Boeing Commercial Airplanes Fabrication, Composite Capability. “Uma modelagem computacional extensiva foi usada desde o início para simular e otimizar o processo de manufatura, o que permitiu o ‘aprendizado virtual’ antes da primeira parte.”
A equipe também percebeu os benefícios da manufatura aditiva, imprimindo um grande número de peças flutuantes no local para ajudar a apoiar a rápida inserção do protótipo de aeronave e a adoção da engenharia digital.
“É uma homenagem à inovação australiana e um crédito à nossa pequena equipe co-localizada de profissionais aeroespaciais experientes e engenheiros multi-qualificados, que foram capazes de resolver problemas e contribuir para reiniciar a indústria de fabricação aeroespacial de defesa da Austrália”, disse Glynn.
A Boeing Melbourne continuará apoiando o projeto, a fabricação de componentes compostos e o desenvolvimento do programa, com a montagem final do Airpower Teaming System começando no Wellcamp Defense and Aerospace Precinct em meados da década – pedidos pendentes.
Fonte: Boeing Austrália.
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