• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Boeing fornecerá novos processadores de dados para Super Hornet e Growler

21 de junho de 2021
Boeing fornecerá novos processadores de dados para Super Hornet e Growler (Foto: USN).

Boeing fornecerá novos processadores de dados para Super Hornet e Growler. A Boeing recebeu um contrato da Marinha dos EUA (USN – US Navy) para fornecer 116 kits processadores de distribuição de alvos em rede (DTP-N – Distributed Targeting Processor-Networked) para a caças F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler de ataque eletrônico da USN e Força Aérea Real Australiana (RAAF – Royal Australian Air Force).

Construído pela L3Harris, o DTP-N é um computador de processamento de sinais de alta performance de arquitetura aberta, sendo um elemento-chave para a atualização do Super Hornet Block III e Growler Block II atualmente em desenvolvimento para a USN. A RAAF ainda não se comprometeu com uma atualização de seus 24 F/A-18F, mas a 2020 Force Posture Review sinalizou uma atualização para os 11 EA-18G a fim de mantê-los operacionais até pelo menos 2040.

O valor do contrato é de US$ 33,1 milhões, dos quais cerca de um terço é alocado para o Vendas Militares Estrangeiras (FMS – Foreign Military Sales). Com base em um total de 116 unidades, isso se alinharia aproximadamente a frota total da RAAF de 35 Super Hornets e Growlers, permitindo variações via FMS.

A RAAF sempre determinou que manteria semelhança das suas aeronaves com os Super Hornets e Growlers da Marinha Americana, para maximizar a capacidade e suporte, mas ainda não decidiu se manterá os F/A-18F em operação, ou substituirá por F-35A adicionais.

Os aprimoramentos do Super Hornet Block III e Growler Block II também incluem a instalação de dutos e suportes para tanques de combustível conformados (CFT – Conformal Fuel Tanks) na parte superior da fuselagem, cujo desenvolvimento foi financiado em fevereiro de 2018. Além disto, a instalação de cabos de fibra óptica para sensores e armas de nova geração, e novas Conexões de dados TTNT (Tactical Targeting Networking Technology).

Também está incluída a integração do conjunto EW Bloco IV AN/ALQ-214 de Contramedidas Eletrônicas Defensivas Integradas (IDECM – Integrated Defensive Electronic Countermeasures), novos monitores de cockpit com tela 10×19 polegadas, aprimoramentos para o radar AESA AN/APG-79 e outras melhorias na seção transversal do radar.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login