Boeing fica de fora da concorrência pelo futuro “Avião do Juízo Final” da USAF. A Boeing foi desclassificada pela USAF na concorrência para desenvolver um sucessor das aeronaves E-4B Nightwatch. A informação foi obtida com exclusividade pela agência Reuters e confirmada junto à fabricante americana, que agora está de fora do páreo pelo futuro “Avião do Juízo Final”, como são conhecidos os E-4B.
A mudança deixa apenas a empresa de defesa Sierra Nevada Corporation (SNC)como a única habilitada na licitação pública para o contrato do projeto SAOC – Survivable Airborne Operations Center, cujo objetivo é substituir a atual frota de quatro Boeing E-4B em serviço há mais de 40 anos.
A assinatura do contrato está prevista para acontecer em 2024, e não se sabe se outras empresas apresentarão suas propostas. “Não podemos discutir informações dessa seleção pois se trata de um programa confidencial”, disse um porta-voz da USAF procurado pela Reuters.
Duas fontes familiarizadas com o assunto disseram que a Boeing – que produziu os atuais E-4B sob a plataforma do B747-200 – e a USAF não chegaram a um acordo sobre os direitos e termos do contrato. Um dos pontos seria a negativa da Boeing de assinar qualquer documento com preço fixo, o qual a obrigaria a arcar com eventuais custos acima do limite acordado.
“Estamos abordando todas as novas oportunidades de mercado, com total disciplina, afim de garantir que possamos cumprir com os compromissos e a saúde dos nossos negócios no longo prazo. Continuamos confiantes de que nossa abordagem SAOC é a solução mais abrangente, tecnicamente madura e de menor risco para o cliente e para a nossa empresa”, disse a Boeing em comunicado.
A unidade de defesa da Boeing perdeu US$ 1,3 bilhão este ano em programas de desenvolvimento de preço fixo que incluem o Starliner da NASA e o futuro Air Force One. Desde de 2014, acumulou perdas de aproximadamente US$ 16,3 bilhões em programas de preços fixos, de acordo com uma análise da Reuters tomando como base os balanços divulgados pela Boeing.
Os executivos da Boeing têm buscado provar aos investidores que a empresa procura condições contratuais mais vantajosas em futuros acordos com o Pentágono. “Fique tranquilo, não assinamos nenhum contrato de desenvolvimento com preço fixo e nem pretendemos fazê-lo”, disse Brian West, diretor financeiro da Boeing, em outubro.
A USAF planeja investir cerca de US$ 889 milhões no ano fiscal de 2024 para continuar o desenvolvimento do programa SOAC, além de US$ 8,3 bilhões no ano fiscal de 2028, de acordo com documentos publicados.
Os Boeing E-4B Nightwatch
De acordo com a USAF, os E-4B servem como Centro Nacional de Operações Aerotransportadas, sendo um componente chave do Sistema de Comando Militar Nacional para o Presidente, o Secretário de Defesa e o Estado-Maior Conjunto.
Os quatro E-4B Nightwatch da USAF são baseados na versão civil do Boeing 747-200 altamente modificados, e utilizados como posto de comando aerotransportado pelo Secretário de Defesa e sua equipe. Entre suas capacidades, eles possuem proteções especiais contra interferências eletromagnéticas, blindagens contra efeitos nucleares e térmicos, sistemas avançados de comunicação (convencional e satélite), controles acústicos, sistema de ar condicionado altamente aprimorado, entre outros dispositivos e proteções.
Matriculados como 73-1676, 73-1677, 74-0787 75-0125, os quatro E-4B-BN são operados pelo 1º Esquadrão de Comando e Controle Aéreo (1st ACCS), unidade subodinada ao 595º Grupo de Comando e Controle (595th CCG), sediado na Base Aérea de Offutt (OF), em Nebraska.
Devido a natureza emergencial da sua missão, sempre há um Boeing E-4B Nightwatch com tripulação completa em alerta 24×7 (24 horas por dia, sete dias por semana), prontos para se deslocar para qualquer parte do mundo, a qualquer momento.
Esta atual frota entrou em serviço no início da década de 1980, e está cada vez mais difícil e cara para mantê-los operacionais. A expectativa é que os E-4B chegue ao fim da sua vida útil no início da década de 2030, quando o futuro “Avião do Juízo Final” da USAF deverá estar ativo.
@FFO