Boeing escolhe a Austrália para a implantar a primeira linha de montagem fora da América do Norte. A Boeing Austrália e o governo do estado de Queensland, assinaram um acordo selecionando a cidade de Toowoomba, como local preferencial para implantar a primeira linha de montagem do Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) Loyal Wingman fora da América do Norte. A informação foi divulgada pela empresa norte-americana nesta quinta-feira (23/09).
A linha de produção será implantada nas instalações de Wellcamp Aerospace and Defense Precinct, localizado no Aeroporto Toowoomba Wellcamp (WTB/YBWW). No local serão montados os Boeing Airpower Teaming System, também conhecidos como Loyal Wingman, a primeira aeronave de combate completamente projetada, desenvolvida e fabricada na Austrália em meio século. O protótipo do Loyal Wingman fez seu primeiro voo em fevereiro deste ano.
A parceria entre a Boeing e o governo do Estado de Queensland, abrirá novas oportunidades para cidade de Toowoomba e região, trazendo empregos e desenvolvimento para a região.
“Ao escolher o Aeroporto Wellcamp, a Boeing deu um passo importante para implentar a sua linha de montagem. Isso tem o potencial de melhorar muito a capacidade de produção do nosso estado, ajudando a formar uma força de trabalho de ´Queenslanders´ com as habilidades para construir algumas das aeronaves mais modernas do mundo”, disse a Premier Annastacia Palaszczuk.
A Wagner Corporation espera que a futura unidade da Boeing Austrália irá criar aproximadamente 300 postos de trabalho altamente qualificados, promovendo o status de Queensland como um centro de excelência para a indústria de defesa.
“Este anúncio é a consequência do sucesso da primeira instalação de testes de voo de drones comerciais da Austrália, no Aeroporto de Cloncurry, em dezembro passado, da qual a Boeing foi a primeira usuária. É o resultado de um acordo que nosso governo firmou com a Boeing Austrália para apoiar o estabelecimento da instalação de montagem final primária para o Boeing Loyal Wingman aqui em Queensland. Espera-se que ao longo de 10 anos, o projeto possa gerar até US$ 1 bilhão para a nossa economia, gerando mais benefícios do que apenas indústrias de defesa”, disse Cameron Dick, Ministro de Investimentos de Queensland.
Este projeto cumpre a visão do Queensland Defence Industries 10-year Roadmap and Action Plan, que tem por objetivo aumentar significativamente as receitas geradas pela indústria de defesa, criando cerca de 3.500 novos empregos até 2028.
O UAS Loyal Wingman foi projetada para operar em conjunto com aeronaves tripuladas ou drones, usando inteligência artificial para estender as capacidades dessas plataformas de combate.
Scott Carpendale, VP e Diretor Administrativo da Boeing Defense Austrália, acredita que a escolha do Aeroporto Wellcamp como o local para a primeira instalação de produção de montagem da Boeing, é um indicativo do foco global da fabricante americana e do apoio ao crescimento da capacidade de defesa, cadeia de suprimentos e oportunidades de exportação para a Austrália.
“Estamos confiantes nas perspectivas de produção desta aeronave, e pensamos em longo prazo sobre esse investimento, que pode ajudar a Austrália a ganhar participação em outras oportunidades globais de defesa, além da montagem do Loyal Wingman”, disse Carpendale.
A localização do Wellcamp Aerospace and Defense Precinct é interessante para as novas instalações industriais da Boeing Austrália, uma vez que tem pouco tráfego aéreo, deixando bastante tempo livre o espaço aéreo, para os testes em voo do Loyal Wingman. Além disso, o local é servido por voos comerciais para grandes cidades, importante para a movimentação e logística da equipe do programa Airpower Teaming System.
“A indústria aeroespacial sustentável é um foco importante para a Boeing, e o uso de métodos de construção sustentáveis utilizados pela Wagner Corporation, apoiam a nossa visão de criar unidades de fabricações aeroespacial sustentáveis, incluindo tecnologias renováveis e design centrado no ser humano”, reforçou Carpendale.
O presidente da Wagner Corporation, John Wagner, disse que a escolha do Aeroporto de Toowoomba Wellcamp será um grande impulso para a região. “Atrair investimentos e empresas globais como a Boeing para Toowoomba é o reconhecimento das vantagens estratégicas que o local oferece, incluindo acesso ao futuro Inland Rail”, disse Wagner.
A Boeing Austrália trabalha na produção de seis Loyal Wingman, em parceria com a Força Aérea Real Australiana (RAAF – Royal Australian Air Force), atualmente na fase de testes de voo.
Fonte: Boeing
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO