Boeing enviará dois F/A-18 Super Hornet para testes na Índia. O Ministério de Defesa da Índia segue com o seu projeto de adquirir um lote inicial de 26 caças navais com objetivo de equipar o seu novo porta-aviões INS Vikrant (R11). Assim, a Boeing enviará dois caças F/A-18 Block III Super Hornet para que sejam testados e avaliados pela Marinha Indiana.
No mês de janeiro, a fabricante francesa Dassault enviou para avaliações na Índia o seu Rafale M. Conforme noticiamos aqui, o caça naval francês obteve bons resultados nos seus testes.
Atualmente a Marinha Indiana possui apenas um porta-aviões ativo, o INS Vikramaditya (R33), que é equipado com dois esquadrões de aeronaves russas MiG-29K, cujas operações vem enfrentando problemas de disponibilidade. O objetivo é que os Esquadrões embarcados sejam substituídos por caças de produção local HAL Tejas LCA, além de um outro lote de aeronaves compradas da França ou dos Estados Unidos.
O INS Vikrant (R11) está programado para ser comissionado em agosto de 2022, pouco antes do 75º aniversário da independência da Índia. Construído pelo estaleiro Cochin Shipyard Limited (CSL), ele foi encomendado em 2004 e lançado ao mar em agosto de 2013. Com um custo estimado superior a US$ 3,1 bilhões, o INS Vikrant desloca 45 mil toneladas, é equipado com uma rampa de lançamento tipo “sky-jump”, e poderá levar até 40 aeronaves.
A Índia está trabalhando na construção de um segundo porta-aviões, chamado INS Vishal, cuja previsão inicial é que possa entrar em serviço em 2033. Será um navio de 65 mil toneladas de deslocamento, muito mais complexo, e cuja propulsão poderá ser nuclear e equipado com sistema de lançamento de aeronaves por catapulta, o que permitiria operar com aeronaves de maior capacidade.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO