Boeing entregou o primeiro P-8A Poseidon da Nova Zelândia. A Boeing Defense entregou o primeiro P-8A Poseidon para a Força Aérea Real da Nova Zelândia (RNZAF). Uma cerimônia foi realizada em 7 de dezembro no Museum of Flight, em Seattle, Washington, EUA.
A aeronave, matrícula NZ4801 (c/n 67017), iniciou o longo voo de translado na manhã de quinta-feira (08/12), decolando do Aeroporto Boeing Field (BFI/KBFI), em Seattle, com destino a Honolulu (HNL/PHNL), no Havaí onde pousou após 05h45min de voo. A segunda perna do translado começou na manhã de sexta-feira (09/12) com destino ao Aeroporto Internacional de Nadi (NAN/NFFN), nas Ilhas Fiji, onde pousou após 06h50min de voo.
A terceira e última etapa deverá acontecer neste sábado (10/12), quando o Poseidon da RNZAF chegará na Base Aérea de Ohakea (NZOH), ao norte de Wellington, sede do Esquadrão 5.
A Nova Zelândia encomendou quatro Boeing P-8A Poseidon Maritime Patrol Aircraft (MPA) em março de 2019. Os três P-8As restantes estão em estágios avançados de produção e serão entregues em 2023.
Espera-se que a capacidade operacional inicial (IOC) seja alcançada até julho de 2023. Toda a frota de quatro aeronaves está programada para atingir a capacidade operacional total (FOC) até 2025.
Os P-8As substituirão as aeronaves de patrulha marítima Lockheed Martin P-3K2 Orion, das quais três continuam ativas com o Esquadrão 5. Relação dos novos Poseidon da RNZAF:
@FFO