Boeing entrega último QF-16 Zombie Viper a USAF. A Boeing entregou o último alvo aéreo em escala real QF-16 Zombie Viper (FSAT — Full Scale Aerial Target) para o 82nd Aerial Targets Squadron (ATS) da USAF. A entrega desta aeronave faz parte de um contrato da USAF concedido à Boeing em 2010. Trata-se do F-16C Bloco 30 USAF 85-1584 que foi designado QF-16C QF-100.
O 82nd ATS está baseado na Tyndall Air Force Base, na Cidade do Panamá, Flórida. A entrega desta aeronave faz parte de um contrato destinado à conversão de aeronaves Lockheed Martin F-16A/C Blocos 15, 25, e 30 aposentadas em aeronaves QF-16 FSAT. Sob este contrato, a Boeing converteu os F-16 armazenados no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG) em Tucson, Arizona. De lá foram levados para o Aeroporto Cecil Field, em Jacksonville, onde a Boeing possui uma instalação para manutenção e construção de drones.
A primeira aeronave foi entregue em 2012, seguida pelo primeiro teste de voo sem tripulação em 2013. Até agora, a Boeing entregou 75 aeronaves modificadas. Após modificado, o QF-16 FSAT pode ser pilotado por um piloto a bordo, bem como remotamente por um grupo de operadores e técnicos em terra, como um drone.
Michael Jackson, especialista em qualidade da DCMA AIMO St Augustine, disse: “Trabalhamos diariamente, diretamente no hangar e de mãos dadas com o empreiteiro, para resolver uma variedade de problemas de produção. Nossa equipe DCMA trabalhou diligentemente para superar todos os obstáculos, aliviando os atrasos na produção e entregando as aeronaves restantes dentro do cronograma e do orçamento”.
O QF-16 é um sistema FSAT reutilizável e opcionalmente pilotado, projetado para realizar uma variedade de missões, incluindo treinamento de tiro real ar-ar, avaliação de sistemas de armas, decolagem e pouso automáticos, voo supersônico e testes de mísseis ar-terra reais mísseis. Cada FSAT oferece uma vida útil de cerca de 300 horas de voo. O QF-16 Zombie Viper FSAT substituiu a frota de drones QF-4 Phantom, que se aposentou em 2016.