Boeing entrega o segundo F-15EX Eagle II para a USAF. Nesta terça-feira (20/04), a Boeing Defense entregou oficialmente o segundo caça F-15EX Eagle II para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). A aeronave, matrícula AF 20-0002, foi entregue antes do prazo previsto em contrato, informou a Boeing em comunicado.
Resultado de uma colaboração entre a indústria, a USAF e a Guarda Aérea Nacional (ANG), o F-15EX é um substituto atualizado do F-15C Eagle, com melhor carga útil, alcance e velocidade, com uma moderna tecnologia digital embarcada.
“Passar da adjudicação do contrato à entrega, em questão de meses, permite que a USAF tenha uma vantagem nos testes, e demonstra o nosso compromisso em superar as expectativas. Junto com aviônicos e suíte de sobrevivência de última geração, o novo F-15EX possui quase 7 km de barramentos digitais de alta velocidade, permitindo uma arquitetura aberta, que o manterá à frente das ameaças por décadas”, disse Prat Kumar, vice-presidente da Boeing e Gerente do Programa F-15.
O segundo F-15EX Eagle II foi transladado para o 40º Esquadrão de Testes de Voo (40th FTS), na Base Aérea de Eglin, na Flórida, onde se une à campanha de testes em conjunto com a primeira aeronave, que foi entregue no mês passado.
Em julho de 2020, a USAF concedeu à Boeing um contrato de Entrega e Quantidade Indefinida (IDQI) para até 200 F-15EX Eagle II. A Força Aérea planeja adquirir até 144 Boeing F-15EX Eagle II, em substituição aos atuais F-15C/D, com objetivo é aumentar a disponibilidade operacional da frota Eagle. A partir de 2024, a Base Aérea da Guarda Nacional de Kingsley Field, Oregon, deverá receber a primeira unidade de treinamento (173rd Fighter Wing), e também a primeira unidade operacional para missões de alerta da defesa aérea nacional com o Eagle II.
@FFO