Boeing entrega 10º P-8I Poseidon para a Marinha Indiana. A Boeing anunciou hoje (13/07), que entregou a 10ª aeronave de patrulha marítima P-8I Poseidon para a Marinha Indiana (IN – Indian Navy). Esta é a segunda de quatro unidades adicionais, de um contrato assinado com o Ministério da Defesa da Índia em 2016.
Conforme o comunicado da Boeing, este novo P-8I reflete a contínua expansão das capacidades de reconhecimento e proteção marítima de longo alcance do Governo Indiano, cuja frota de Poseidon já ultrapassou 30.000 horas de voo, desde o recebimento da primeira aeronave em 2013. Além de reconhecimento marítimo e capacidade de guerra antissubmarino, o P-8I foi implantado para ajudar durante o socorro em desastres e missões humanitárias.
A aeronave, matrícula IN329 (c/n 64891), pousou no aeródromo da Estação Naval Hansa (IATA: GOI / ICAO: VAGO), em Goa-Dabolim, Índia, nesta terça-feira (13/07), depois de um longo voo ferry de cinco dias, iniciado no Aeroporto de Boeing Field, EUA (BFI/KBFI), com escalas e pernoites no Havaí, EUA (HNL/PHNL), Guam, EUA (GUM/PGUM) e Bandar Seri Begawan, Brunei (BWN/WBSB).
A Boeing apóia a crescente frota de P-8I da Índia, fornecendo treinamento de tripulações de voo, peças de reposição, equipamentos de suporte em solo e suporte de representante de serviço de campo. O suporte logístico integrado da Boeing permitiu um alto estado de prontidão da frota com o menor custo possível.
Atualmente a Boeing está concluindo a construção do Centro de Suporte de Treinamento e Manuseio de Dados na Estação Naval Indiana (INS) em Rajali, Arakkonam, Tamil Nadu, além de um centro de treinamento de manutenção secundário no Instituto Naval de Tecnologia Aeronáutica, Kochi, Kerala. Essas instalações fazem parte de um contrato de treinamento e suporte assinado em 2019, com o objetivo de realizar treinamento local baseado em simuladores, o que aumenta a proficiência de missão, reduz o tempo de instrução, e aumenta a disponibilidade da frota para missões reais.
A Marinha da Índia foi o primeiro cliente internacional do Boeing P-8 Poseidon, que é operado pela US Navy, Real Força Aérea Australiana (RAAF) e Royal Air Force do Reino Unido (RAF), além de encomendas da Força Aérea Real Norueguesa (RNoAF), Força Aérea Real da Nova Zelândia (RNZAF) e Marinha da República da Coréia (RoKN).
@FFO