O Departamento de Defesa dos EUA anunciou nesta quarta-feira (26/11), que concedeu à Boeing um contrato no valor de US$196 milhões, para suporte à frota de quatro aeronaves E-4B Advanced Airborne Command Post, ou Posto Avançado de Comando e Controle Aerotransportado.
Entre os diversos ítens, o contrato prevê o suporte técnico de campo, laboratório para integração de sistemas, atuação em emergências, fornecimento de peças sobressalentes, manutenção programada e revisão de grande porte (overhall), inspeção de motores, além de manutenções e reparos não programados.
Os trabalhos deverão ser realizados em unidades militares da USAF em Oklahoma City, Oklahoma, na Base da Força Aérea Offutt, Nebraska e em San Antonio, Texas, e o encerramento do contrato dar-se á em 30 de novembro de 2021.
Baseado na versão civil do Boeing 747-200, o E-4B é uma versão voltada para ser um posto de comando aerotransportado, utilizado pelo Secretário de Defesa e seus staff. Sempre há um E-4B de alerta 24×7 (24 horas por dia, sete dias por semana), com uma tripulação completa para se deslocar para qualquer parte do mundo, a qualquer momento.
Os E-4B possui proteções especiais contra interferências eletromagnéticas, e possui sistemas avançados de comunicação convencional e via satélite, capacitando contatos para autoridades aliadas em qualquer local do planeta, através do seu centro de operações aerotransportadas. Possui blindagens contra efeitos nucleares e térmicos, controles acústicos, sistema de ar condicionado aprimorado, especialmente projetado para manter a temperatura adequada na baía de eletrônicos
Os quatro E-4B-BN ativos na USAF (73-1676, 73-1677, 74-0787 75-0125), estão reunidos no 1st Airborne Command Control Squadron (1st ACCS), pertencente ao 595th Command and Control Group (595th CCG), sediados na Base Aérea de Offutt (OF), Nebraska.
@FFO