

Boeing e RAAF concluíram primeiros testes operacionais com o MQ-28A Ghost Bat. A Boeing Austrália e a Força Aérea Real Australiana (RAAF) anunciaram em 05/09 a conclusão de uma série de demonstrações de capacidades operacionais das aeronaves de combate colaborativas (CCA) MQ-28 Ghost Bat.
Em comunicado, a Boeing Austrália informou que a RAAF exigiu que o MQ-28 realizasse uma “série de missões operacionalmente relevantes, projetadas para complementar e aprimorar as capacidades das atuais plataformas tripuladas.”
Os protótipos do MQ-28 já completaram 150 horas de voos, enquanto os engenheiros já realizaram mais de 20.000 horas de testes virtuais. Concluídos quatro meses antes do previsto, os testes foram conduzidos no âmbito do programa Demonstração de Capacidade 2025 e seus resultados validaram cinco requisitos operacionais:
Em uma conferência de imprensa em 5 de setembro, o Ministro da Indústria de Defesa da Austrália, Pat Conroy, disse que a demonstração envolveu um único operador a bordo de um E-7 Wedgetail da RAAF controlando e enviado dados de missões para dois MQ-28 simultaneamente.
De acordo com a Boeing, os testes tiveram como objetivo avaliar a capacidade planejada do MQ-28 para complementar as quatro primeiras etapas da “cadeia de combate aéreo” (localizar, fixar, rastrear e mirar elementos) com comportamentos autônomos, reduzindo o risco para plataformas tripuladas.
As capacidades validadas ao longo de 2025 serão incorporadas às aeronaves MQ-28 Bloco 2, que atualmente estão em produção e formarão a base operacional inicial para a RAAF e parceiros aliados.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO