A Boeing irá capacitar o treinamento de tripulantes da frota multinacional de aeronaves C-17 Globemaster III da Strategic Airlift Capability (SAC) da Organização do tratado do Atlântico Norte (OTAN). O sistema WST (Weapons Systems Trainer) será destinado para aeronaves Globemaster III, e foi adquirido em contrato internacional por intermédio da USAF, para ser instalado na Base Aérea de Pápa, Hungria.
“O Programa de Gerenciamento de Transporte Aéreo da OTAN (NAMP) oferece aos países participantes da Strategic Airlift Capability, o gerenciamento operacional da frota de maneira efetiva e inteligente”, disse Gregory Clark, gerente de programa do Programa de Gerenciamento de Transporte Aéreo da OTAN. “A parceria com a Boeing no treinamento de pessoal garantirá a disponibilidade contínua de tripulações C-17 para as nações membros da organização.”
A parceria entre a Boeing e o SAC da OTAN, garante a experiência de quase 30 anos no fornecimento de sistemas de treinamento e gerenciamento de qualidade, no suporte à frota mundial de C-17. A instalação deste sistema na Base Aérea Pápa, sede d SAC, visa a otimização no tempo de treinamento dos tripulantes e de pessoal de manutenção de motores, além da redução de custos nos deslocamentos.
“Estamos entusiasmados por continuar nossa parceria com a OTAN e expandir sua capacidade de treinamento de tripulações C-17”, disse Mark Hayes, Gerente da Boeing Global Services, em Papá, Hungria.
“Esse local de treinamento regional permitirá que a Strategic Airlift Capability agilize os treinamentos das tripulações, fornecendo a flexibilidade necessária ao transporte Europeu nas próximas décadas.”
O WST para C-17 da Boeing conta com simulador do cockpit para treinamento de pilotos e uma estação para o treinamento dos Loadmasters, além de estações destinadas aos instrutores. Os simuladores possuem tecnologia de ponta, com sistema de exibição glass mirror, que amplia o campo visual.
O contrato prevê dois anos no fornecimento de peças de reposição e suporte técnico. A OTAN prevê que o treinamento de C-17 na Base Aérea de Pápa inicie em 2022.
@FFO