Boeing e Ferra expandem parceria para melhorar a JDAM ER. A Boeing e a parceira da indústria australiana Ferra Engineering assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para continuar a produção de kits das asas para as Joint Direct Attack Munition Extended Range (JDAM ER).
O acordo também inclui a intenção de explorar aplicações para a Powered JDAM — uma versão derivada da JDAM de longo alcance, baixo custo e produção em massa, capaz de viajar mais de 300 milhas náuticas.
A Ferra Engineering, com sede em Brisbane, é a fornecedora global da Boeing dos kits de asas destinado as JDAM ER de 500 libras (baseada na Mk-82). Conforme o memorando, a parceria será estendida até 2028.
O MoU se alinha com o compromisso da Força de Defesa Australiana (ADF — Australian Defense Force) de melhorar a capacidade de armas soberanas no âmbito da Guided Weapons and Explosive Ordnance (GWEO).
“A RAAF foi o primeiro cliente JDAM ER da Boeing e temos parceria com a Boeing há 12 anos para produzir esta capacidade crítica de defesa global. Isso garante nosso pipeline de produção e abre caminho para inovação contínua, como a Powered JDAM. A parceria ampliada fortalece ainda mais a capacidade da indústria australiana de contribuir para as necessidades futuras da Força de Defesa Australiana e apoiar suas prioridades para impedir a agressão e defender nosso país e nossos aliados no ambiente de ameaças em rápida evolução”, disse Aaron Thompson, diretor administrativo da Ferra Engineering.
“Esses kits de asas desenvolvidos pelo Grupo de Ciência e Tecnologia de Defesa da Austrália e produzidos para a Boeing pela Ferra, em colaboração com parceiros dos EUA. São uma história de sucesso para a indústria australiana. Nossa participação no Programa Global Supply Chain (GSC) da Defesa ajudou a viabilizar a parceria em kits de asas JDAM ER e agora gera oportunidades para Powered JDAM”, disse Bob Ciesla, vice-presidente da Boeing Precision Engagement Systems.
A Joint Direct Attack Munition (JDAM) é um kit de orientação que converte bombas não guiadas, ou “bombas burras”, em munições guiadas com precisão para qualquer clima. As bombas equipadas com JDAM são guiadas por um sistema integrado de orientação inercial acoplado a um receptor do Sistema de Posicionamento Global (GPS). As bombas JDAM designadadas GBU-38, GBU-54 e JDAM-ER (Mk-82 = 500 lbs); GBU-32 e GBU-55 (Mk-83 = 1000 lbs) e GBU-31 e GBU-56 (Mk-84/BLU-109 = 2.000 lbs)
O sistema de orientação do JDAM foi desenvolvido em conjunto pela USAF/US Navy daí a “conjunção” no JDAM. Os kits JDAM ER triplicam o alcance efetivo do JDAM padrão — uma opção de baixo custo para converter as munições existentes em munições inteligentes guiadas. Na Royal Australian Air Force (RAAF), as JDAM ER são empregadas pelos F/A-18F e F-35A.
@CAS