Boeing e Airbus assinam parceria estratégica para o Chinook. A Boeing e a Airbus Helicopters assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) em 25 de março para fazer uma parceria para os helicópteros H-47 Chinook, em apoio às necessidades do Programa Schwerer Transporthubschrauber (STH) ou helicópteros de transporte pesado da Alemanha.
A nova parceria entre a Boeing e a Airbus visa fortalecer a prontidão da defesa alemã, ao mesmo tempo em que apoia a indústria e o crescimento econômico do país. A parceria se baseará nos pontos fortes e na experiência combinadas das principais empresas aeroespaciais do mundo para fornecer capacidade avançada, prontidão e soluções inovadoras.
“Estamos satisfeitos que a Airbus Helicopters se juntou à nossa equipe de parceiros estratégicos no programa H-47 Chinook para a Alemanha e, juntos, forneceremos a oferta mais forte para a Bundeswehr”, disse Mark Cherry, vice-presidente e gerente geral de programas de helicópteros da Boeing.
“O Chinook tem sido o helicóptero de transporte pesado preferido da Europa por décadas e uma pedra angular para uma infinidade de operações da OTAN. É o único helicóptero de carga pesada capaz de fornecer à Alemanha interoperabilidade imediata com nações aliadas e é significativamente mais poderoso, versátil e ágil do que qualquer outra aeronave de sua classe”, completou.
“Com base em décadas de experiência como parceira da Bundeswehr, a Airbus Helicopters tem o prazer de se juntar à equipe da indústria alemã Chinook da Boeing e fazer parceria com para oferecer a mais alta prontidão operacional à Bundeswehr”, disse Wolfgang Schoder, diretor geral da Airbus Helicopters em Alemanha. “O H-47 Chinook é um programa comprovado e maduro em serviço com muitos de nossos aliados e é a solução ideal para a Alemanha com uma excelente relação preço-desempenho” , completou.
“A parceria com a Airbus Helicopters reafirma nosso compromisso de fortalecer a cooperação com a indústria alemã”, disse Michael Haidinger, presidente da Boeing Alemanha. “Com nossa oferta Chinook e em conjunto com nossos parceiros da indústria alemã, criaremos mais de 500 empregos altamente qualificados no país, todos em apoio direto aos requisitos da missão de transporte pesado da Bundeswehr”.
O acordo de parceria se baseia na atual equipe de colaboração Chinook, composta por AERO-Bildung GmbH, CAE GmbH, ESG Elektroniksystem- und Logistik-GmbH, Lufthansa Technik AG, Honeywell Aerospace e Rolls-Royce Deutschland Ltd. & Co. A Boeing está comprometida em trabalhar com a indústria alemã em manutenção de aeronaves, incluindo modificações e instalações pós-entrega, manutenção de aeronaves, serviços de cadeia de suprimentos, treinamento e suporte logístico, bem como o potencial de trabalhos de manutenção, reparo e revisão geral em subsistemas.
Hoje o CH-47 é operado em países da OTAN como Canadá, Grécia, Itália, Espanha, Turquia, Holanda, Reino Unido Estados Unidos. O Boeing CH-47F Chinook compete no STH com o Sikorsky CH-53K King Stallion. A Boeing e Sikorsky disputam a preferência da Bundeswehr para substituir os cerca de 83 CH-53G/GA/GS da Luftwaffe.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS