Boeing é a vencedora do NGAD da USAF. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje pessoalmente o vencedor da competição do programa NGAD, que visa escolher o caça tripulado de sexta geração da USAF.
O presidente dos EUA, Donald Trump, junto com o secretário de Defesa Pete Hegseth e o Comandante da USAF, General David Allvin, anunciou a concessão do contrato para o desenvolvimento do caça tripulado Next-Generation Air Dominance (NGAD) da USAF para a Boeing e seu projeto F-47. O anúncio do contrato segue meses de incerteza devido a restrições orçamentárias e prioridades de mudança de conceito que levaram a uma pausa e uma revisão detalhada do programa.
O prêmio altamente antecipado vem logo após relatos mencionarem que a Força Aérea e a Marinha informaram o Presidente Trump sobre seus respectivos programas NGAD. O Chefe do Estado-Maior, General David W. Allvin, e o Vice-Chefe de Operações Navais, Almirante James Kilby, informaram o Presidente em nome da Força Aérea e da Marinha, respectivamente.
A Boeing e a Lockheed Martin, com suas divisões Phantom Works e Skunk Works, eram as únicas concorrentes para o contrato de desenvolvimento e fabricação, de pelo menos US$ 20 bilhões, que seria seguido por centenas de bilhões de dólares em pedidos ao longo da vida do contrato. Espera-se que o custo dos caças NGAD esteja na casa de US$ 300 milhões por aeronave.
Ambas as empresas teriam finalizado seus projetos em 2024, com a USAF estendendo os contratos de Maturação Tecnológica e Redução de Risco para permitir que os projetos progridam ainda mais enquanto aguardam a decisão final sobre o programa.
Na verdade, o ex-secretário da Força Aérea Frank Kendall estava pronto para anunciar o vencedor no final de 2024, no entanto, ele optou posteriormente por deixar a decisão para a próxima administração, pois ela “pode querer alguma análise adicional” porque “teria que conviver com a escolha”.
O Gen. Allvin mencionou recentemente que o serviço precisa de uma “capacidade de penetração de ponta”, expressando implicitamente apoio ao programa. O NGAD é atualmente o programa mais caro no orçamento de pesquisa e desenvolvimento da Força Aérea, com a solicitação de orçamento de 2025 incluindo US$ 19,6 bilhões nos próximos cinco anos. Os líderes dos subcomitês de defesa do Senado e da Câmara, em seus planos para gastos de 2025, propuseram um corte de US$ 325 milhões no NGAD, justificando-o como um “ajuste classificado” que, se seguido, reduziria o financiamento para US$ 2,4 bilhões no AF25.
A história do programa NGAD começa em setembro de 2020, quando o Dr. Will Roper, então Secretário Assistente da Força Aérea para Aquisição, Tecnologia e Logística, tornou público que a USAF havia secretamente projetado, construído e pilotado pelo menos um protótipo em escala real de uma aeronave de caça de nova geração, como parte do programa NGAD.
O programa NGAD nominado somente para explorar técnicas aprimoradas de desenvolvimento e fabricação que permitiriam à Força Aérea comprar novos jatos de combate aproximadamente a cada oito anos e substituí-los a cada 16 anos, sem a necessidade de extensões de vida útil ou atualizações de meia-vida após a marca de 3.500 horas de voo. O NGAD (junto com toda a Digital Century Series) girava em torno de três princípios, que Roper chamou de “a trindade digital”: desenvolvimento ágil de software com encadeamento digital completo baseado em software em contêineres continuamente desenvolvido, testado, lançado e atualizado com base no feedback; sistemas de arquitetura aberta com hardware e software de referência modular de propriedade do governo que permite atualizações rápidas e integração de novos recursos; e engenharia digital, ou o uso de conceitos avançados de CAE e Digital Twin.
Poucos dias após o anúncio do demonstrador de voo em escala real de sexta geração, avançado e projetado digitalmente, o Secretário de Relações Públicas da Força Aérea publicou no Serviço de Distribuição de Informações Visuais de Defesa um gráfico interessante para o 73º aniversário da Força Aérea, apresentando uma nova aeronave desconhecida.
Embora a aeronave na imagem provavelmente fosse completamente fictícia, seu formato também pode ser uma vaga dica do design escolhido para o primeiro protótipo do programa NGAD. Em 2023, de acordo com um podcast do Defense & Aerospace Report, que você pode encontrar aqui, pelo menos três demonstradores NGAD estão envolvidos em testes. Algumas semanas depois, em 1º de julho de 2023, a conta oficial do Instagram da Lockheed Martin postou uma história para celebrar o 80º aniversário de sua famosa divisão de projetos avançados Skunk Works. Entre as silhuetas de aeronaves mostradas na história do IG, havia uma que realmente chamou a atenção de todos: a de uma aeronave desconhecida, claramente tripulada, de última geração.
O Secretário da Força Aérea Frank Kendall iniciou uma “pausa estratégica” em meados de 2024 para garantir que o NGAD atenda às necessidades operacionais da guerra moderna, que agora envolve cada vez mais sistemas autônomos como a Collaborative Combat Aircraft (CCA). Com esta revisão, o serviço estava “voltando ao começo” para reexaminar seus requisitos fundamentais para um caça tripulado de 6ª geração.
O foco inicial era criar um caça de ponta com capacidades de ponta, mas a ênfase mudou para uma abordagem mais integrada que considera os papéis dos CCAs, bombardeiros como o B-21 e uma rede distribuída de capacidades. As plataformas não tripuladas poderiam servir ao lado de caças tripulados, reduzindo a dependência de uma aeronave tripulada de 6ª geração tradicional e altamente cara.
Um dos aspectos mais críticos que impulsionaram a revisão foi o aumento do custo do programa NGAD, com o preço estimado chegando a várias centenas de milhões de dólares por aeronave. A Força Aérea, sob Kendall, estava pressionando por um programa mais enxuto e eficiente, explorando maneiras de dividir as capacidades do NGAD em várias plataformas para reduzir o custo geral.
Em dezembro de 2024, a revisão foi concluída, apoiando o desenvolvimento de um caça tripulado de próxima geração, mas deixando a decisão para a administração Trump. Kendall mencionou que o serviço também verificou como o NGAD se encaixaria no conceito operacional ACE (Agile Combat Employment) e se elementos como um avião-tanque de próxima geração seriam necessários.
@CAS