Boeing: dois E-7 para a USAF. A Boeing recebeu um contrato para produzir duas aeronave de controle e alerta aéreo antecipado E-7 Wedgetail para a USAF. O contrato marca o primeiro passo concreto para a substituição os lendários Boeing E-3 Sentry na USAF.
A informação foi confirmada pela empresa no dia 28 de fevereiro. O início do desenvolvimento de duas novas variantes para a USAF do E-7 Airborne Early Warning & Control (AEW&C) por meio de uma Ação Contratual Indefinida, está avaliada em US$ 1,2 bilhão. Estas duas aeronaves devem servir como base para uma versão USAF, que no futuro deverá gerar uma encomenda de uma número similar aos atuais 31 E-3C em serviço.
A discussão sobre a compra de uma versão do E-7 vem sendo pauta desde 2020, e desde 2022, havia uma expectativa que um contrato de desenvolvimento fosse firmado até 2023, o que de fato se concretizou esta semana.
Segundo a Boeing, o E-7 fornecerá à Força Aérea dos EUA uma percepção de domínio crítico de 360 graus e recursos avançados do Sistema de gerenciamento de batalha. A arquitetura de sistemas abertos e o design ágil de software de última geração, permitirão ao E-7 estar pronto para enfrentar ameaças futuras.
O E-7 fornece um nó de comando e controle totalmente integrado, comprovado em combate e flexível que oferece reconhecimento de vários domínios nos ambientes operacionais mais desafiadores. A arquitetura de sistemas abertos do E-7 e o design de software ágil permitem que os recursos da aeronave evoluam e permaneçam à frente de ameaças futuras.
O E-7 rastreia múltiplas ameaças aéreas e marítimas simultaneamente com uma cobertura de 360 graus através do radar MESA (Multi-role Electronically Scanned Array). O MESA fornece ao combatente consciência de domínio crítico para detectar e identificar alvos adversários a longa distância, se ajustando dinamicamente a situações táticas emergentes.
Convertido a partir da versão comercial do 737-700 Next-Generation, o E-7 capitaliza os processos existentes de design, certificação e modificação de aeronaves comerciais derivadas, permitindo que os E-7 sejam colocados em campo para atender às necessidades da USAF.
“O E-7 é uma plataforma comprovada”, disse Stu Voboril, vice-presidente e gerente geral do programa E-7. “É a única aeronave avançada capaz de atender aos requisitos de curto prazo de Alerta Aéreo Antecipado e Controle da Força Aérea dos EUA, permitindo a integração em toda a força conjunta.”
Os atuais operadores do Wedgetail incluem a Royal Australian Air Force (RAAF) com seis E-7A Wedgetail; a Republic of Korea Air Force (RoKAF) com quatro E-7 Peace Eye e a Turkish Air Force (TuAF), também com quatro Boeing 737 AEW&C Peace Eagle. A Royal Air Force (RAF) deverá em breve receber seus cinco Wedgetail AEW1.
Fonte: Boeing
@CAS