A Royal Australian Air Force E-7A Wedgetail airborne early warning and control aircraft assigned to 2 Squadron, RAAF Amberly, Australia, lands safely after a mission during Red Flag 20-1 at Nellis Air Force Base, Nevada, Jan. 30. 2020. The Wedgetail is equipped with an advanced radar system which allows simultaneous tracking and scanning of multiple airborne and ground targets. (U.S. Air Force Photo William R. Lewis)
Boeing: dois E-7 para a USAF. A Boeing recebeu um contrato para produzir duas aeronave de controle e alerta aéreo antecipado E-7 Wedgetail para a USAF. O contrato marca o primeiro passo concreto para a substituição os lendários Boeing E-3 Sentry na USAF.
A informação foi confirmada pela empresa no dia 28 de fevereiro. O início do desenvolvimento de duas novas variantes para a USAF do E-7 Airborne Early Warning & Control (AEW&C) por meio de uma Ação Contratual Indefinida, está avaliada em US$ 1,2 bilhão. Estas duas aeronaves devem servir como base para uma versão USAF, que no futuro deverá gerar uma encomenda de uma número similar aos atuais 31 E-3C em serviço.
A discussão sobre a compra de uma versão do E-7 vem sendo pauta desde 2020, e desde 2022, havia uma expectativa que um contrato de desenvolvimento fosse firmado até 2023, o que de fato se concretizou esta semana.
Segundo a Boeing, o E-7 fornecerá à Força Aérea dos EUA uma percepção de domínio crítico de 360 graus e recursos avançados do Sistema de gerenciamento de batalha. A arquitetura de sistemas abertos e o design ágil de software de última geração, permitirão ao E-7 estar pronto para enfrentar ameaças futuras.
O E-7 fornece um nó de comando e controle totalmente integrado, comprovado em combate e flexível que oferece reconhecimento de vários domínios nos ambientes operacionais mais desafiadores. A arquitetura de sistemas abertos do E-7 e o design de software ágil permitem que os recursos da aeronave evoluam e permaneçam à frente de ameaças futuras.
O E-7 rastreia múltiplas ameaças aéreas e marítimas simultaneamente com uma cobertura de 360 graus através do radar MESA (Multi-role Electronically Scanned Array). O MESA fornece ao combatente consciência de domínio crítico para detectar e identificar alvos adversários a longa distância, se ajustando dinamicamente a situações táticas emergentes.
Convertido a partir da versão comercial do 737-700 Next-Generation, o E-7 capitaliza os processos existentes de design, certificação e modificação de aeronaves comerciais derivadas, permitindo que os E-7 sejam colocados em campo para atender às necessidades da USAF.
“O E-7 é uma plataforma comprovada”, disse Stu Voboril, vice-presidente e gerente geral do programa E-7. “É a única aeronave avançada capaz de atender aos requisitos de curto prazo de Alerta Aéreo Antecipado e Controle da Força Aérea dos EUA, permitindo a integração em toda a força conjunta.”
Os atuais operadores do Wedgetail incluem a Royal Australian Air Force (RAAF) com seis E-7A Wedgetail; a Republic of Korea Air Force (RoKAF) com quatro E-7 Peace Eye e a Turkish Air Force (TuAF), também com quatro Boeing 737 AEW&C Peace Eagle. A Royal Air Force (RAF) deverá em breve receber seus cinco Wedgetail AEW1.
Fonte: Boeing
@CAS