Boeing demonstrará neste mês as capacidades dos F/A-18E para a Marinha Indiana. A Boeing está confiante que seus F/A-18E Super Hornets irão exceder os requisitos da Marinha Indiana nos testes que irão fazer no final deste mês em Goa, na Índia. Dois caças serão avaliados pelos técnicos indianos no Programa MRCBF, que tem por objetivo adquirir um lote de caças multifuncionais para equipar o novo porta-aviões da Índia.
Durante cerca de um mês, a dupla de F/A-18E Super Hornet da Boeing demonstrará todas suas capacidades de operações embarcadas no Shore Based Test Facility (SBTF), da Estação Naval Indiana (INS) Hansa, em Goa, Índia.
O Programa MRCBF pretende adquirir 57 caças navais para equipar embarcados no primeiro porta-aviões construído na Índia, o INS Vikrant, de 40.000 toneladas e que tem o seu comissionamento programado para o mês de agosto.
O vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Índia da Boeing Defense, Space and Securitye Global Services, Alain Garcia, disse ao portal Janes que as aeronaves estarão disponíveis para realizar todos os testes e configurações solicitas pelos técnicos da Marinha Indiana.
Um dos principais testes será demonstrar a capacidade do F/A-18E de operar com o sistema de decolagem curta e recuperação por gancho e cabo (STOBAR – Short Takeoff but Arrested Recovery), que equipará o futuro porta-aviões indianos. As aeronaves realizarão uma série de decolagens da rampa (ski jump) de 283 m, toques-e-arremetidas (TGL – touch-and-go) e pousos completos no SBTF, cuja estrutura reflete exatamente a rampa do porta-aviões.
Garcia disse que o F/A-18E foi submetido a modelagem e testes abrangentes para validar seu desempenho em porta-aviões equipados com um sistema STOBAR. “Fizemos mais de 150 simulações de computador antes de fazer testes para validar o desempenho”, disse o Executivo da Boeing.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO