Boeing: contrato de 5 anos para apoiar os P-8 da RAF. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) assinou um contrato no valor de mais de £230 milhões com a Boeing Defense UK (BDUK) para a apoiar a frota de aeronaves marítimas P-8 Poseidon MRA1. Este contrato fornecerá cinco anos de suporte e treinamento para a frota da RAF, enquanto cria mais de 150 empregos em todo o Reino Unido.
A maioria dos 153 empregos da Boeing Defense UK será baseada na RAF Lossiemouth – a casa do 201 Sq e da frota Poseidon – e fornecerá suporte de manutenção as aeronaves e treinamento para as tripulações de aeronaves.
Os 46 empregos restantes serão distribuídos em locais como Bristol, Yeovil e Gosport. Especializado em guerra anti-submarina, o Poseidon (P-8A) é a aeronave de patrulha marítima multifuncional da RAF. Trabalhando ao lado da Marinha Real e aliados marítimos próximos, como os Estados Unidos e a Noruega, Poseidon localiza, identifica e rastreia submarinos potencialmente hostis operando em águas do Reino Unido.
“Nossa nova frota Poseidon continua crescendo e já está defendendo os interesses marítimos do Reino Unido em casa e no exterior. Este contrato com a Boeing Defense UK assegura nossas capacidades críticas da nossa aeronaves de antissubmarina, ao mesmo tempo que cria uma empresa de treinamento local com mais de 150 empregos britânicos”.
Secretário de Defesa – Ben Wallace
Este último contrato se baseia no investimento de £ 470 milhões que o programa Poseidon já direcionou para a RAF Lossiemouth e arredores, criando e sustentando empregos e impulsionando a economia local. A frota Poseidon é operada a partir de uma nova instalação de £100 milhões em Lossiemouth, inaugurada em setembro de 2020. A instalação possui um hangar de três baias, acomodação para os esquadrões, treinamento, apoio à missão e dois simuladores de voo de última geração.
Até o momento, cinco aeronaves Boeing P-8A Poseidon MRA1 foram entregues ao 201 Sq da RAF, batizadas de:
ZP801 “Pride of Moray”, recebido em fevereiro de 2020;
ZP802 “City of Elgin”, recebido em março de 2020;
ZP803 “S/L Terence Bulloch DSO DFC”, recebido em 14 de outubro de 2020;
ZP804 “Spirit of Reykjavik”, recebido em 03 de novembro de 2020;
ZP805 “Fulmar”, recebido em 02 de fevereiro de 2021.
Mais quatro devem chegar este ano, sendo o próximo o ZP806 “Guernsey’s Reply”.
O novo investimento na frota Poseidon é apoiado pelo aumento de £ 24 bilhões em gastos com defesa nos próximos quatro anos e irá garantir que a aeronave possa continuar a desempenhar seu papel vital na proteção dos mares do UK.
@CAS