Boeing continuará fornecendo suporte aos KC-767A da AMI. A Boeing assinou um pedido para continuar fornecendo suporte completo de logística baseada em desempenho (PBL — Logística Baseada em Desempenho) para os quatro aviões-tanque KC-767A da Aeronautica Militare Italiana (AMI). O pedido foi assinado entre a Direção de Armamentos Aéreos e Aeronavegabilidade (DAAA) do Ministério da Defesa Italiano e a Boeing.
Como parte deste contrato, a empresa fornecerá suporte de ponta a ponta aos quatro aviões-tanque da AMI até dezembro de 2025. Além disso, a Boeing fornecerá manutenção de linha e pesada, reparo e revisão (MRO — Maintenance, Repair and Overhaul), suporte de engenharia, revisões de publicações, serviços da cadeia de suprimentos, juntamente com suporte de treinamento de voo e manutenção.
O Tenente-General Giuseppe Lupoli, diretor do DAAA em Roma, disse: “Estas aeronaves são realmente um ativo nacional italiano estratégico e altamente visível. Através da parceria com a Boeing, a Força Aérea Italiana pretende ter uma alta prontidão e sucesso contínuos durante todo o período de 41 meses do contrato PBL”.
A Boeing fornece suporte integrado à frota para os aviões-tanque italianos desde 2011, mesmo ano em que a AMI encomendou às duas primeiras aeronaves KC-767A. O treinamento e o suporte da empresa permitiram que os KC-767A tivessem uma alta utilização, com quase 36.000 horas de voo e mais de 9.000 missões, bem como mais de 123 Mlb de combustível transferido. De acordo com a Boeing, as aeronaves KC-767 da AMI operam em média com o dobro das taxas de utilização por aeronave dos reabastecedores militares tradicionais.
A diretora sênior da Boeing Government Services Europe & Israel, Indra Duivenvoorde, disse: “A Boeing está comprometida em fortalecer a parceria de mais de 70 anos com as Forças Armadas italianas e a indústria local. Superamos nossos requisitos de parceria estratégica KC-767 até o momento e continuaremos a apoiar a indústria italiana sob este novo contrato. E a Boeing continua comprometida em continuar nosso excelente relacionamento com as forças e a indústria de defesa italianas”.
A AMI tem quatro KC-767 matriculados MM62226/14-01 a MM62229/14-04 do 8º Gruppo do 14° Stormo ‘Sergio Sartoff’ sediado na Pratica di Mare (LIRE) Mario de Bernardi.