A Boeing Australia anunciou que Queensland, na Austrália, será o centro de fabricação do veículo aéreo não tripulado (UAV) Loyal Wingman que está desenvolvendo em parceria com a Força Aérea Real Australiana (RAAF).
A empresa disse em um comunicado conjunto com o governo de Queensland, que as duas partes firmaram uma parceria que irá alavancar 1.700 empregos, e parcerias com 400 fornecedores baseados no estado australiano.
Desde 2018, a Boeing desenvolve um projeto conjunto com o governo do estado de Queensland, para desenvolver tecnologias autônomas que estão apoiando o programa Loyal Wingman.
O presidente regional da Boeing, Brendan Nelson, disse que a parceria ajudará a apoiar o desenvolvimento de capacidades em tecnologias, como robótica, além de facilitar o investimento em empresas locais e criar oportunidades de exportação. “Este investimento pode gerar oportunidades globais de defesa aeroespacial, para que Queensland possa participar de futuros programas da Boeing”, completou Nelson.
A governadora de Queensland, Annastacia Palaszczuk, disse que o investimento na nova instalação aeroespacial fará com que o Loyal Wingman seja produzido no estado em pouso tempo, após passar pelos testes e certificação. Ela acrescentou: “Nosso investimento neste projeto fomentará a qualificação de cursos universitários e fornecedores para com a Boeing, tornando Queensland a principal instalação de montagem final para o Boeing Airpower Teaming System (ATS).”
A Boeing lançou o primeiro protótipo do Loyal Wingman no início de maio e seu primeiro vôo está programado para antes do final de 2020.
@FFO