Boeing atualiza os B-52 da USAF com radar AESA da RTX. A frota de Boeing B-52 da USAF se beneficiará de maior consciência situacional com a tecnologia do radar AESA RTX APG-79 AESA.
A RTX (Raytheon) entregou seu primeiro sistema de radar Active Electronically Scanned Array (AESA) para a frota de bombardeiros B-52 da USAF, que utilizará este primeiro radar para integração, verificação e testes de sistemas.
A RTX concordou inicialmente em construir e entregar seus sistemas de radar APG-79 AESA para a Boeing, o fabricante do B-52, em um contrato assinado em julho de 2019 para o programa de Modernização do Radar B-52. Ele é parte do projeto B-52J que está revitalizando e remotorizando os B-52H.
“O radar AESA irá substituir a atual tecnologia de radar da década de 1960”, disse Michelle Styczynski, vice-presidente de Soluções Ágeis de Radar da RTX. “Com um radar AESA a bordo, o B-52 ganhará capacidades aprimoradas de navegação e direcionamento em áreas de maior ameaça”.
Atualmente, a USAF usa um radar conhecido como ALR-20A para as 76 unidades de sua frota B-52H Stratofortress. A USAF utiliza o ALR-20A desde 1960 e contém alguns componentes antiquados, apesar da USAF já ter feito atualizações significativas, como a inclusão do receptor de alerta digital ALR-46 da Northrop Grumman, que detecta emissões de radar na faixa de 2 GHz a 18 GHz e pode identificar simultaneamente até 16 sinais de radar, bem como o sistema de gerenciamento de energia do jammer ALQ-155 da Northrop, que fornece 360º de cobertura.
O radar APG-79 AESA é comprovado em combate, sendo usado por aeronaves F/A-18E/F da US Navy. Construído com arquitetura de sistema aberto e peças comerciais, o APG-79 ainda oferece confiabilidade e maior capacidade.
Segundo o contrato, a Raytheon está projetando, desenvolvendo e produzindo sistemas de radar para toda a frota de B-52. Ela produzirá os radares em Forest, Mississippi e El Segundo, Califórnia. A RTX entregará os radares restantes da fase de teste até o verão de 2024.
@CAS