No último dia 04 de dezembro, a Boeing aposentou definitivamente duas clássicas aeronaves sexagenárias, que atuavam nos bastidores da tradicional produtora de aeronaves de Seattle, Estados Unidos.
Os dois jatos Lockheed T-33 Shooting Star, fabricados em 1954, prefixos N109X “Red Bird” e N416X “Blue Bird”, nos últimos 40 anos atuaram como “chaseplanes” (aeronaves paquera), acompanhando voos inaugurais de novas aeronaves Boeing, ou voos de testes e experiências, levando câmeras e fotógrafos para registrar importantes momentos.
Embora ambos sejam comummente chamados como T-33, na verdade elas são dois Canadair CL-30, construídos sob licença pela Canadair para a Real Força Aérea Canadense (RCAF – Royal Canadian Air Force), onde foram designados como CT-133 Silver Star. Um total de 656 CL-30 foram construídas no Canadá para a RCAF, onde operaram até meados da década de 1990.
O N109X “Red Bird” (c/n T33-298) foi recebido pela RCAF em 1954, com a matrícula militar 21298, sendo retirado de serviço em 1965 e vendido para um operador civil canadense, onde recebeu o prefixo CF-SJZ. Um ano depois a aeronave foi exportada para a empresa americana Aeronautical Specialties Inc, de Long Beach (CA), onde recebeu o prefixo N109X. Finalmente em 1976 ele foi comprado pela Boeing Equipment Holding Co, de Seattle (WA).
O N416X “Blue Bird” (c/n T33-369) foi recebido pela RCAF em 1954, com a matrícula militar 21369, onde permaneceu em serviço até novembro de 1970. Em 1973 foi adquirido por um operador civil americano, recebendo o prefixo N12416. Passou por vários proprietários de warbirds, até ser adquirido pela Boeing em 1980, com o prefixo atual.
A partir de 1981, os novos “chaseplanes” se mostraram perfeitos para as missões de escolta, por conta do desempenho e do grande canopy. Os T-33 serviram como plataformas “paqueras” para observação e filmagem em uma série de voos inaugurais, como por exemplo do Boeing 787 em 15 de dezembro de 2009, Boeing 747-8F em 20 de fevereiro de 2010, Boeing 747-8I em 20 de março de 2011, Boeing 737MAX em 16 de março de 2018 e o mais recente Boeing 777-9 em 25 de janeiro de 2020.
Para marcar a despedida da dupla de Shoooting Star, em 05 de dezembro, as aeronaves decolaram da sua base no Aeroporto de Boeing Field (KBFI), em Seattle, para um sobrevoo de despedida da unidade de Paine Field (KPAE), em Everett, onde fica a linha de produção de widebodies. O pouso final aconteceu uma hora depois, encerrando um importante capítulo na história da Boeing, que ainda não informou o destino das aeronaves.
Entre 1956 e 1975, a Força Aérea Brasileira (FAB) operou 58 Shooting Star produzidos pela Lockheed, sendo 10 na versão T-33A (FAB 4310 à FAB 4319) e 48 na versão AT-33A (FAB 4320 à FAB 4367), em quatro unidades diferentes: 1º/4º GAv – Esquadrão Pacau, 1º/14º GAv Esquadrão Pampa, 1º/1º GAvCa – Esquadrão Jambock e 2º/1º GAvCa – Esquadrão Pif-Paf.
@FFO