Boeing adquire a GKN Aerospace em St Louis. A GKN Aerospace concluiu a venda de suas instalações em St. Louis, no Missouri, EUA, para a Boeing Co. A GKN Aerospace comprou originalmente o local da Boeing em 2001 e, nos últimos meses, fabricou aeroestruturas exclusivamente para o fabricante de Seattle.
No ano passado, as empresas começaram a discutir a possibilidade de devolver o local à Boeing para evitar o fechamento das instalações. Um acordo foi concluído e o local voltou à propriedade da Boeing. A venda garante que as instalações continuem a produzir peças e, ao mesmo tempo, o futuro dos funcionários.
Em fevereiro de 2022, a GKN Aerospace — o único fornecedor de peças essenciais para os caças F-15 e F/A-18 da Boeing — anunciou que fecharia a sua fábrica em Hazelwood no condado de Missouri até ao final de 2023, dizendo que não era mais rentável. Logo após o anúncio, a GKN propôs a venda, mas a Boeing recusou o acordo. Hazelwood fica ao lado da Boeing e dentro da área aeroportuária de St. Louis.
O processo de venda, que terminou em um tribunal federal, fez o Ministério Público acusar a controladora da GKN, a Melrose Industries, de capitalizar inadequadamente a GKN, colocando um preço de venda abusivo a Boeing. O motivo era simples. A fábrica em St. Louis da GKN era a única a produzir peças para os caças F-15 e F/A-18, peças que a empresa americana não conseguiria em outro lugar e nem poderia produzir em tempo hábil.
A GKN concordou em produzir certas peças para os caças da Boeing e deveria cumprir estes contratos. Porém, com o fechamento, previsto para 2025, o contrato seria rompido e haveria uma quebra da cadeia produtiva na linha de montagem final da Boeing em St. Louis.
Uma nova encomenda americana e uma importante encomenda pendente de um aliado importante, podem ter criado uma urgência à tentativa da Boeing de chegar a um acordo com a GKN. A Boeing estava alinhando novos negócios para as versões mais recentes do F-15EX e F/A-18E/F. No mês passado, a Boeing garantiu um contrato de US$ 1,3 bilhão com a US Navy para 17 novos F/A-18E/F. OS F-15EX são para a USAF, além de clientes estrangeiros como o Indonésia e Israel.
Em vez de ser encerrada no próximo ano, o acordo extrajudicial de compra da GKN em St. Louis estendeu a vida útil da linha de fabricação do condado de St. Louis até 2027.
“A Boeing está crescendo em toda a região com um acúmulo saudável de programas atuais, ao mesmo tempo, em que busca oportunidades futuras. Este acordo nos permite não apenas atender nossos clientes, mas também dá à força de trabalho altamente qualificada da GKN a oportunidade de usar seus imensos talentos em apoio ao combatente e à indústria aeroespacial e de defesa de St. Isto é uma situação em que todos ganham para esses funcionários, para a Boeing e para a comunidade mais ampla de Saint Louis”, disse Steve Parker, vice-presidente sênior e diretor de operações da Boeing Defense, Space & Security.
@CAS