A Boeing Australia celebrou o primeiro run-up, ou acionamento do motor turbofan, do drone Loyal Wingman, iniciando efetivamente os testes em solo, que antecipam o voo inaugural.
Em março deste ano, a Boeing completou a montagem da primeira aeronave não tripulada (UAV) Loyal Wingman para a Real Força Aérea Australiana (RAAF). O acionamento do motor é mais um grande passo da equipe do Boeing Airpower Teaming System (ATS), no projeto do aeronave não tripulada produzida para o mercado de defesa.
“O funcionamento deste motor nos deixa mais perto do primeiro voo da aeronave, o que deverá ocorrer ainda neste ano, graças a colaboração e dedicação de nossa equipe”, disse o Dr. Shane Arnott, Diretor do Programa Boeing Airpower Teaming System. “Conseguimos selecionar um motor a jato muito leve, pronto para o uso e compatível às tecnologias avançadas aplicadas na fabricação das aeronaves não tripuladas.”
RELEASE BOEING: https://boeing.mediaroom.com/news-releases-statements?item=130734
O Boeing Loyal Wingman, é um drone de combate furtivo monomotor, com 11,5 metros de comprimento, 7,3 metros de envergadura, e capaz de voar mais de 2.000 milhas náuticas. Será equipado com sensores para apoiar missões de inteligência, vigilância, reconhecimento e guerra eletrônica. Voará de forma independente, controlado por inteligência artificial, com mínima interferência de um piloto controlando a aeronave.
A RAAF planeja comprar três drones Loyal Wingman, que poderão operar em conjunto com aeronaves E-7 Wedgetail, EA-18G Growler, F/A-18E/F Super Hornet e P-8 Poseidon, todas da Boeing.
@FFO