Boeing 757 será convertido em laboratório de testes do FCAS Tempest. A empresa italiana Leonardo assinou um recente contrato com a empresa britânica 2Excel, para iniciar a próxima fase do programa de aeronaves de teste de voo Tempest (FTA – Flight Test Aircraft). O contrato prevê a conversão de um Boeing 757 em laboratório de testes em voo para os sensores e sistemas de comunicação do futuro caça Tempest (FCAS – Future Combat Air System).
Batizado de “Excalibur”, em homenagem à lendária espada do Rei Arthur, o Boeing 757 está sendo modificado para complementar a abordagem transformacional de ‘digital-first’ que os parceiros da Equipe Tempest estão adotando com relação aos sistemas eletrônicos de próxima geração do FCAS Tempest.
O Excalibur fornecerá um ambiente real para as últimas fases de testes dos complexos sensores e sistemas de comunicações desenvolvidos pela Leonardo. Além disto, o 757 estará disponível para todos parceiros do Team Tempest, inclusive para complementar o desenvolvimento de tecnologias não-tripuladas, atuando como uma plataforma de controle e testes.
O contrato de dois anos entre a Leonardo e a 2Excel, baseia-se na fase de conceito e design do FTA, onde os parceiros avaliaram a adequação da aeronave comercial como base de teste e modelaram digitalmente algumas das modificações propostas, incluindo alterações significativas na seção do nariz. O novo contrato cobre toda a preparação do 757 adquirido pela 2Excel, permitindo que os trabalhos avancem em ritmo acelerado.
A Leonardo é membro fundador da Team Tempest, sendo líder no desenvolvimento de sensores integrados e sistemas de comunicação integrados. A empresa tem uma antiga parceria com a 2Excel em testes de radares e equipamentos eletrônicos militares. Essa estreita relação de trabalho permitiu que as empresas progredissem no FTA, em linha com a abordagem mais ágil e transformacional do programa, visando reduzir pela metade os custos e o tempo necessários para produzir a aeronave de combate. O Boeing 757 Excalibur também deverá ser usado em outros programas de testes.
A história até agora: Por dentro da fase de conceito e design do FTA
A fase de conceito e design do FTA propôs as soluções de design de esboço inicial para o Excalibur, incorporando os sensores e equipamentos de suporte internos e externos na aeronave.
Foram considerados as dimensões, peso e fornecimento de energia do Excalibur, identificando locais e dispositivos necessários para instalação de consoles, racks, estações de trabalho, computadores, ar-condicionado, entre outros equipamentos.
As modificações mais significativas são na seção do nariz, que foi desenhada para permitir a análise do impacto aerodinâmico e estrutural na aeronave, ao mesmo tempo que atendem aos requisitos de instalação dos equipamentos da Leonardo.
Ao longo dos próximos 12 meses serão instalados os equipamentos do Tempest e detalhado todo o cronograma de voos de testes, tudo sob a gerência da Leonardo e 2Excel. Além disso, o Excalibur terá um “cockpit representativo” na cabine de passageiros, com todos instrumentos de testes de voo exigidos para a certificação do FCAS.
O Boeing 757 está sendo preparado nas instalações da 2Excel em Lasham, Hampshire, Reino Unido. Com um alcance de 3.900 milhas náuticas, ou oito horas de voo, o Excalibur pode transportar uma carga útil de 28 toneladas (ou mais de 14,5 toneladas com tanques de combustível completos), voando até 42.000 pés a Mach 0.86 (Fonte: Leonardo).
Nota: Conforme pesquisas na internet, a célula do Boeing 757-200 escolhida para conversão na plataforma de testes Excalibur é o G-BYAW (c/n 27234). A aeronave está há alguns anos estacionada no Aeroporto de Lasham (EGHL), e foi recentemente fotografada, sem motores, pintura descaracterizada e completamente lacrada (indicativos de preservação). O jato foi construído em fevereiro de 1995 para a extinta companhia aérea Britannia Airways, sendo posteriormente repassado para a Thompson Airways (2005) e finalmente para a TUI Airways (2017), sempre com o mesmo prefixo civil.
@FFO