Boeing 757 Excalibur testa sistemas do GCAP. A primeira fase de testes de voo do Flight Test Aircraft (FTA) Excalibur foi concluída com sucesso nas instalações de Boscombe Down da QinetiQ, em Wiltshire.
Boeing 757 Excalibur G-BYAW concluiu com sucesso a primeira fase de testes dos sistemas do futuro caça de 6ª geração conhecido pela sigla Global Combat Air Programme (GCAP).
A aeronave é um antigo Boeing 757 comercial, está sendo convertido em uma aeronave laboratório para integrar e testar tecnologias de combate aéreo. Ele é parte do projeto Future Combat Air System (FCAS) do Reino Unido, que resultará no Global Combat Air Programme (GCAP), que atenderá além do Reino Unido, Japão e Itália.
Batizado de “Excalibur”, em homenagem à lendária espada do Rei Arthur, o Boeing 757 está sendo modificado para complementar a abordagem transformacional de ‘digital-first’ que os parceiros da Equipe Tempest estão adotando com relação aos sistemas eletrônicos de próxima geração do FCAS Tempest.
A primeira fase de modificação viu o Excalibur FTA receber novos pods laterais e na barriga, mudando design externo da aeronave. Esses pods são projetados para hospedar os Integrated Sensors, Non-Kinetic Effects (ISANKE) e Integrated Communications Systems (ICS) que a Leonardo UK e seus parceiros internacionais estão desenvolvendo como parte do seu trabalho no GCAP. Outras modificações na aeronave incluirão um cone de nariz estilo da aeronave de combate para hospedar demonstradores avançados do futuro radar do CGAP.
@CAS