Boeing 747-8 VIP do governo do Egito. O novo Boeing 747-8i do Governo do Egito deixou o hangar de pintura da International Aerospace Coating (IAC), em Shannon, Irlanda, na manhã de ontem (20), e seguiu para Hamburgo, na Alemanha, onde a Lufthansa Technik irá configurá-lo internamente.
O Boeing 747-8 egípcio, matrícula SU-EGY (c/n 37826), irá substituir a atual aeronave executiva de longo alcance do governo, o Airbus A340-300 (SU-GGG), que desde 1995 cumpre a função de transporte de autoridades do país.
Fabricado em 2011 para a Lufthansa, onde deveria utilizar a matrícula D-ABYE, por motivos não esclarecidos este 747-8 nunca foi recebido pela companhia aérea alemã. Sem destino, por mais de uma década o jato foi armazenado em diversos locais nos Estados Unidos, até que no ano passado ele foi negociado com o governo egípcio.
Quando receber seu novo jato VIP, o governo do Egito passará para o “seleto clube” de sete nações que optaram pelo Boeing 747-8 para transporte dos seus mandatários. Entre os países que utilizam esta versão do “Jumbo”, estão a Coreia do Sul, Kuwait, Marrocos, Omã, Catar, Turquia e, finalmente, os Estados Unidos, que substituirá seus atuais 747-200 Air Force One por dois novos 747-8 que estão sendo preparados.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO