Boeing 747-8 BBJ desmontado com menos de 45 horas de operação. Na semana passada foi anunciado que um Boeing 747-8 BBJ (Boeing Business Jet), a versão executiva desta aeronave, estaria sendo desmontada no “cemitério” do Aeroporto Pinal Airpark, nos EUA. Fato que mais chamou a atenção é que esse Jumbo “mega-exclusivo” tem menos de 50 horas de voo, e se tornou o primeiro Boeing 747-8 do mundo a ser desmontado.
Fabricado em maio de 2012, o Boeing 747-8 BBJ em questão, matrícula N458BJ (c/n 40065) foi comprado pela empresa estatal Saudia Arabian Royal Flight, responsável pelo transporte dos membros da família real da Arábia Saudita. Ele deveria substituir o antigo Boeing 747-300 VIP (matrícula HZ-HM1) de uso exclusivo do então Rei saudita Abdullah bin Abdulaziz Al Saud.
Em dezembro de 2012 o N458BJ deixou a fábrica da Boeing diretamente para o Aeroporto de Basel, Suíça, onde fica a Jet Aviation, especializada na montagem de interiores de aeronaves. A empresa foi contratada para transformá-lo em uma aeronave VVIP (Very VIP), de onde sairia com a matrícula saudita HZ-HMS1.
Com a morte do Rei Abdullah em 2015, o futuro Boeing 747-8 BBJ da Saudia Arabian Royal Flight caiu em um limbo. Por motivos não divulgados publicamente, a aeronave não foi aceita para a frota da Saudia Arabian Royal Flight.
Na época, com aproximadamente 29 horas de operação, e apenas 16 voos realizados, o jato estava avaliado em cerca de US$ 480 milhões. Colocado à venda para um segmento muito restrito do mercado, não apareceram interessados, mesmo baixando seu valor à cerca de 1/5 do original, ou US$ 95 milhões.
Sem nenhuma perspectiva de venda, em 15 de abril de 2022 o N458BJ fez seu último voo diretamente para Pinal Airpark, um conhecido “cemitério de aviões” no deserto do Arizona, EUA. Neste local, seus componentes mais valiosos seriam removidos para venda e sua fuselagem desmontada.
Em 15 de abril deste ano, o N458BJ voou de Basel, na Suíça, diretamente para o Pinal Airpark, nos EUA, em um voo de aproximadamente 11 horas, totalizando 42 horas de operação e 17 voos em sua curta carreira.
Com o a produção do 747 encerrada neste ano, depois de 53 anos, o fabricante norte-americano vendeu 155 Boeing 747-8 nas versões passageiros (747-8i), cargueiro (747-8F) e VIP (747-8 BBJ).
Atualmente 13 dessas aeronaves são usadas no transporte Executivo/VIP, todas operadas por governos, a saber: 01 Brunei (matrícula V8-BKH), 03 Catar (A7-HBJ, A7-HHE e A7-HHF), 01 Coreia do Sul (22-001 *ex-Korean Airlines), 01 Egito (SU-EGY *ex-Lufthansa), 02 Estados Unidos (futuros AF ONE *ex-Transaero Airlines), 01 Kuwait (9K-GAA), 01 Marrocos (CN-MBH *ex-Abu Dhabi Amiri Flight), 01 Omã (A4O-HMS) e 01 Turquia (TC-TRK ex-VQ-BSK).
@FFO