Blue Angels seleciona sua 1ª aviadora. A equipe de 2023 do US Navy Flight Demonstration Squadron, os famosos — Blue Angels terá a primeira piloto mulher de sua história. A seleção dos novos integrantes contará com a Tenente Amanda Lee, piloto de Boeing F/A-18E/F Super Hornet oriunda do Strike Fighter Squadron 106 (VFA-106) — “Gladiators”.
Na última segunda-feira dia 18 de julho, o esquadrão de demonstração aérea da Marinha dos EUA anunciou seis novos oficiais para se juntar à equipe para a temporada de shows aéreos de 2023. O esquadrão selecionou dois pilotos de F/A-18E/F Super Hornet, um coordenador de eventos, um piloto do C-130J Super Hercules, um oficial de manutenção da aviação e um cirurgião de voo para substituir os membros de saída da equipe.
Entre os novos Anjos Azuis está a Tenente Amanda Lee, natural de Mounds View — Minnesota, que entra para a história dos Blue Angels. Embora centenas de mulheres tenham servido com os Blue Angels em várias funções ao longo de 55 anos, a Tenente será a primeira mulher a servir como piloto de demonstração. Lee cresceu em Minnesota e, enquanto frequentava a Universidade de Minnesota em Duluth e trabalhava na UPS, decidiu se alistar na Marinha, graduando-se no Comando de Treinamento de Recrutas em Great Lakes, Illinois, em 2007.
Sua carreira de sucesso como técnica de eletrônica de aviação a levou à seleção para o Programa de Comissionamento de Marinheiro para Almirante. Lee ganhou sua comissão em agosto de 2013 sendo designada aviadora naval em abril de 2016. Ela foi enviada para o porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN-75), em apoio à Operação de Emprego da Força Dinâmica Inherent Resolve, bem como vários exercícios com aliados da OTAN, como parte do VFA-106.
Em 2019, Lee fez parte do primeiro sobrevoo exclusivamente feminino como parte do serviço fúnebre da Capitã aposentada da Marinha Rosemary Mariner, uma das primeiras mulheres pilotos de caça da Marinha e a primeira mulher a comandar um esquadrão operacional na aviação naval. “Capt. Mariner realmente foi o ponto de partida da aviação feminina”, disse Lee na época.
Lee será a primeira mulher a pilotar um F/A-18E/F para o esquadrão. Mas ela não é a primeira mulher a subir aos céus com os Blue Angels. Essa honra é da Maj. Katie Higgins, que voou no avião de transporte C-130 Fat Albert da equipe de 2014 a 2016. Em 2019, enquanto discutia porque nenhuma mulher ainda havia voado em formação com os Blues, Higgins disse que o grupo de pilotos do sexo feminino qualificado para se candidatar ao esquadrão de demonstração de caças Blue Angels é pequeno, e o número de pilotos dentro do grupo que estão no ponto certo de suas carreiras para se candidatar é ainda menor.
Em uma entrevista de 2019, Lee disse: “Eu não diria haver um viés de gênero, mas é realmente, você precisa de uma certa resistência mental para passar pelo programa”. Ela ingressará o treinamento em 2023 e deverá estrerar em 2024 nas demonstrações.
Novos Blue Angels — 2023
Pilotos de demonstração do F/A-18E/F:
Coordenador de eventos:
Piloto de Demonstração C-130:
Responsável de Manutenção:
Cirurgião de Voo:
@CAS