Bird strike causou queda do T-38C da USAF em novembro passado. O acidente com o Northrop T-38A Talon da 14th Flying Training Wing (14th FTW) vinculada a Air Education and Training Command’s da 19th Air Force da USAF em 7 de novembro de 2022, foi esclarecido.
T-38C Talon USAF 60-0466 do 49th Fighter Training Squadron caiu por volta das 13h00 (local) de segunda-feira (07/11), a cerca de 32 quilômetros ao sul da Base Aérea de Columbus, no Mississipi, após o único piloto a bordo ejetar em segurança.
Agora, oito meses depois, a investigação determinou as causas foram esclarecidas. O jato de treinamento T-38C Talon caiu depois que um pássaro colidiu com seu para-brisa, estilhaçando a capota, onde os destroços foram sugados por seus motores, levando a falha catastrófica. Sem poder salvar a aeronave, o único piloto a ejetar, concluiu uma investigação da Força Aérea. O piloto, um instrutor do 49th TFS s, no Mississippi, sofreu ferimentos leves, mas escapou com segurança da aeronave danificada. O jato, avaliado em US$ 8,5 milhões, foi destruído.
Foi um incidente “inevitável” que o experiente aviador lidou bem, disse o coronel Michael Driscoll, que liderou a investigação do acidente, em um relatório final publicado em 18 de julho. A perda ocorreu durante um voo de treinamento de rotina em 7 de novembro de 2022, quando o piloto começou a aprimorar suas habilidades táticas ao lado de outro T-38C.
O pássaro “de grande porte” bateu na cabine do piloto enquanto ele se movia em formação atrás de seu ala, alguns minutos depois que a dupla decolou de Columbus naquela tarde, disse o relatório. “Pedaços do para-brisa quebrado foram ingeridos em ambos os motores”, escreveu o relatório. “O motor esquerdo falhou imediatamente e logo depois parou de girar ou funcionar completamente.” A turbina do motor direito ainda podia girar, mas não tinha empuxo suficiente para manter o jato estável e no ar. Incapaz de controlar a trajetória de voo do avião, o piloto ejetou e pousou em uma árvore. O jato caiu a 22 milhas ao sul da base.
“A análise do motor pós-acidente confirmou que o motor esquerdo sofreu danos extensos”, disse o relatório. “Todas as lâminas do estágio 2 foram cortadas na raiz da lâmina. A quantidade de estilhaços, composta por hardware do compressor, foi a causa do travamento do motor esquerdo durante o voo. Pedaços menores do dossel e/ou pedaços da ave entraram no motor certo… o que causou a parada do compressor.”
Colisões com pássaros geralmente causam dezenas de acidentes com aeronaves a cada ano, de acordo com o Centro de Segurança da Força Aérea, embora a maioria não cause danos graves ou morte.
Columbus estava seguindo os protocolos regulares de prevenção e conscientização de colisões com pássaros no momento do acidente, e o piloto sabia do risco que os pássaros representavam para seu jato, disse o relatório.
A frota de T-38C é usada principalmente para preparar aviadores para pilotar aviões de caça e bombardeiros. O serviço normalmente perde pelo menos um T-38 por ano em um acidente grave, de acordo com dados do Centro de Segurança.
@CAS