Beriev A-50 Mainstay russo danificado na Belarus. Relatos não confirmados circulam desde ontem nas redes sociais, informando que uma aeronave russa de Alerta Aéreo e Controle (AEW&C) teria sido seriamente danificada na Base Aérea de Machulishchy, perto de Minsk, na Belarus. O Beriev A-50U (código OTAN “Mainstay”) teria sido atingido por duas explosões enquanto estava estacionado no pátio daquele aeródromo militar.
A autoria do ataque ao jato russo, que danificou parte da fuselagem e sua grande antena rotativa, foi requerida pela Associação das Forças de Segurança da Belars (BYPOL), uma entidade sediada na Polônia, que combate o regime do atual presidente belarusso Alexander Grigoryevich Lukashenko.
De acordo com os pesquisadores do OSINTdefensor, a aeronave danificada foi o A-50U matrícula RF-50608, que está baseado na Belarus desde janeiro. Ela teria sido fotografada por satélites em Machulishchy na semana passada.
O quadrijato Beriev A-50U, é a versão mais moderna desta plataforma AEW&C. Ele é baseado na aeronave de transporte Iliushyn Il-76 altamente modificado e equipado com uma suíte de sensores, incluindo o característico radar rotativo instalado sobre a fuselagem. De acordo com o fabricante, a versão “U” pode rastrear simultaneamente um grande número de alvos, incluindo as aeronaves militares mais modernas.
Informações não oficiais dão conta de que atualmente as Forças Armadas russas têm menos de dez “Mainstay” operando, entre eles cerca de sete A-50U modernizados. A experiência russa na guerra da Síria demonstrou a importância estratégica dessas aeronaves AEW&C, especialmente para o sistema de defesa aérea em um cenário de combate.
Nenhuma autoridade da Belarus ou da Rússia falaram oficialmente sobre o ataque.
@FFO