• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Beluga entrega satélite da Airbus ao Kennedy Space Center

18 de outubro de 2022
Beluga entrega satélite da Airbus ao Kennedy Space Center (Foto: Hervé Gousse/Airbus).
Beluga entrega satélite da Airbus ao Kennedy Space Center (Foto: Hervé Gousse/Airbus).

Beluga entrega satélite da Airbus ao Kennedy Space Center. O A300-600ST BelugaST F-GTC “#3” da Airbus pousou no Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, na Flórida, no fim de semana passado. Ele entregou o satélite HOTBIRD 13G construído pela Airbus Defense and Space para a Eutelsat. Isso aconteceu algumas horas depois que seu gêmeo, HOTBIRD 13F, foi lançado com sucesso por um foguete SpaceX Falcon 9.

As naves espaciais são os primeiros membros da nova família “Eurostar Neo” de satélites de telecomunicações da Airbus, baseada em uma plataforma de última geração desenvolvida com o apoio da Agência Espacial Européia (ESA), do Centro Nacional d’ Etudes Spatiales (CNES) e sa Agência Espacial do Reino Unido (UKSA).

Este evento também marca a primeira vez, desde 2009, que o Beluga visitou os EUA. Na oportunidade transportou o módulo europeu “Tranquility” da Estação Espacial Internacional. Para esta última missão, o A300-600ST usou 30% de combustível de aviação sustentável (SAF — Sustainable Aviation Fuel) para seu voo que partiu de Toulouse/França direto para a Flórida/EUA.

O satélite HOTBIRD 13G da Airbus endo descarregado do Belula #3 (Foto: Hervé Gousse/Airbus).
O satélite HOTBIRD 13G da Airbus endo descarregado do Belula #3 (Foto: Hervé Gousse/Airbus).

“É uma verdadeira honra mostrar consecutivamente dois satélites para nosso cliente Eutelsat: duas peças de tecnologia europeia no icônico Kennedy Space Center”, disse Jean-Marc Nasr, chefe de sistemas espaciais da Airbus. “A capacidade da Airbus de colocar em campo uma solução europeia autônoma é ressaltada pelo transporte de nossos satélites na exclusiva aeronave Beluga – um verdadeiro exemplo de sinergias pan-Airbus!”

Assim que atingirem sua posição orbital, esses dois satélites, com sistemas de energia e controle térmico mais eficientes que seus antecessores, poderão transmitir mais de 1.000 canais de televisão em toda a Europa, norte da África e Oriente Médio. Eles também aumentarão a capacidade da Eutelsat de fornecer conectividade para mais de 135 milhões de pessoas, pois substituem três satélites Eutelsat atualmente em órbita.

O satélite HOTBIRD 13F/G construído pela Airbus para a Eutelsat (Foto: Airbus).
O satélite HOTBIRD 13F/G construído pela Airbus para a Eutelsat (Foto: Airbus).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login