Bell vê novo atraso no voo inaugural do 360 Invictus. A Bell Helicopters prevê que o voo inaugural do 360 Invictus deverá ocorrer apenas no ano que vem. A informação foi divulgada por Keith Flail, Vice-Presidente Executivo de Negócios Militares da Bell.
O Bell 360 Invictus é um dos concorrentes do programa FARA (Future Attack Reconnaissance Aircraft) do Exército dos EUA. O novo ajuste no cronograma do voo inaugural do protótipo foi necessário em decorrência do atraso na entrega do motor General Electric T901 ITEP (Improved Turbine Engine Program), que deverá ocorrer apenas no outono (hemisfério norte).
“O protótipo do 360 está cerca de 95% completo… Assim que obtivermos o motor, iremos integrá-lo na aeronave e estamos planejando as corridas no solo e o primeiro voo em 2024,” disse Flail, durante um briefing de imprensa na Paris Air Show 2023, encerrada no último final de semana.
No início deste ano, Flail havia dito em uma entrevista que esperava que o motor chegasse ainda na primavera (hemisfério norte), o que possibilitaria o voo inaugural ainda em 2023. Diante do atraso na entrega do motor, essa programação sofreu alterações.
Enquanto aguardam pelo motor, a Bell segue trabalhando fortemente nos testes estáticos e avaliações digitais do Invictus, inclusive realizando “voos virtuais” no seu Laboratório de Integração do Sistema no Centro de Pesquisa de Voo.
“Em nosso Laboratório de Integração de Sistemas, nós temos voado muito o Invictus, mesmo antes dele realmente sair do chão. Seguimos a mesma cartilha que fizemos no V280, então, quando começarmos a voar realmente, veremos que conseguimos fazê-lo muito antes, e continuaremos em um ritmo operacional muito bom”, afirmou Flail.
O Executivo da Bell destacou a abordagem de sistema aberto modular que a engenharia da empresa executa nos protótipos do V-280 e do 360. “Embora você tenha uma solução tiltrotor para o programa FLRAA, e um helicóptero convencional para o FARA, eles têm o mesmo sistema central e um backbone digital comum”, disse ele.
O programa FARA do Exército dos EUA busca preencher a lacuna de capacidade para missões de reconhecimento e ataque após a aposentadoria do Bell OH-58 Kiowa Warrior, bem como substituir uma significativa parte da atual frota de helicópteros de ataque AH-64E Apache.
O Bell 360 Invictus é um helicóptero convencional de reconhecimento e ataque leve, projetado para voar em altas velocidades. Com uma configuração de cabine em tandem (posição do piloto à frente do co-piloto), típica dos helicópteros de ataque, o Invictus tem rotores principal e de cauda com quatro pás, desenhado a partir do modelo civil Bell 525 Relentless.
Em dezembro, a Bell foi a vencedora de outro grande contrato do Exército dos EUA, o programa Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA), com seu tiltrotor V-280 Valor. Ele venceu o Sikorsky-Boeing Defiant X, mas a Sikorsky entrou com um protesto contra a decisão. O Gabinete de Responsabilidade do Governo tem até 7 de abril para se pronunciar sobre o processo.
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