Bell vai sustentar a frota de CH-146 Griffon da RCAF. A Bell Textron Canada Limited (BTCL) recebeu um contrato em 17 de janeiro de 2024, para manutenção da frota de 85 helicópteros CH-146 Griffons da Royal Canadian Air Force (RCAF), uma variante versátil de helicóptero utilitário multifuncional do Bell 412EP.
O acordo de CA$ 2,28 bilhões (US$ 1,68 bilhão) do governo canadense abrangente inclui a aquisição de peças sobressalentes, serviços de manutenção pesada, serviços de engenharia, alterações técnicas e de design, além de reparo e revisão de componentes. Ele suportará os helicópteros até 2031.
Este movimento estratégico garante a prontidão operacional da frota Griffon até pelo menos meados da década de 2030, apoiando a RCAF nas suas missões de transporte tático e de busca e salvamento (SAR).
Este contrato segue um acordo anterior de CA$ 800 milhões concedido a Bell em junho de 2022 para a revisão da extensão da vida útil da mesma frota. O investimento cumulativo sublinha a dedicação do Canadá em manter uma capacidade defensiva aérea robusta e eficaz. O CH-146 Griffon desempenha diversas funções, incluindo capacidade ofensiva aérea, reconhecimento, busca e salvamento (SAR) e helitransporte.
O Bell CH-146 Griffon é um helicóptero utilitário multifuncional projetado pela Bell Helicopter Textron como uma variante do Bell 412EP para as Forças Armadas Canadenses. O CH-146 é a designação militar canadense para o Bell 412CF, um Bell 412 modificado, encomendado pelo Canadá em 1992. O CH-146 foi construído em Mirabel, Quebec, na fábrica canadense da Bell.
Com uma tripulação de três pessoas, o helicóptero pode transportar até dez soldados, ostentando uma velocidade de cruzeiro de 220–260 km/h. A frota Griffon foi inicialmente prevista para ser aposentada em 2021. No entanto, em linha com o compromisso do Canadá de modernizar e prolongar a vida útil dos helicópteros existentes, um contrato de C$ 640 milhões foi concedido a Bell para extensão até 2025 da frota.
O subsequente projeto Griffon Limited Life Extension (GLLE), lançado em janeiro de 2019, visa manter a frota operacional até 2031. O custo estimado é de US$ 631 milhões para 85 aeronaves. Espera-se que o primeiro CH-146 atualizado seja lançado ainda este ano, com todo o programa de atualização previsto para ser concluído até 2028.
@CAS