A americana Bell Textron está negociando com o Governo da Coréia do Sul a venda de helicópteros de combate AH-1Z Viper, para a nova unidade de aviação que será ativada em 2021 pelo Corpo de Fuzileiros Navais do país (RoKMC – Republic of Korea Marine Corps).
A proposta envolve 24 aeronaves sob programa MAH (Marine Attack Helicopter), que serão operados pela futura da Ala de Aviação da RoKMC, que terá duas divisões sendo um esquadrão de helicópteros de combate e outra com helicópteros navais multifuncionais.
Conforme a Bell Textron, o helicóptero AH-1Z Viper atenderá perfeitamente aos requisitos do Corpo de Fuzileiros Navais Sul-Coreanos, oferecendo desempenho adequado, alto nível de blindagem e uma ampla gama de armamentos para uma variedade de alvos terrestres, marítimos e aéreos. A Bell Textron tem uma parceria de longa data com a indústria sul-coreana, que produz os mais diversos componentes para os helicópteros da fabricante americana.
“A Bell tem um longo relacionamento com a indústria coreana como fornecedora de componentes essenciais para as nossas aeronaves. Com o novo AH-1Z, a Bell espera estender este relacionamento com a Coréia para a próxima geração”, disse Vince Tobin, vice-Presidente Executivo de Negócios Militares da Bell, durante uma entrevista coletiva virtual.
O Tenente-General Lee Seung-do, Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais da Coréia do Sul, afirmou que serão necessários helicópteros essencialmente de combate, e que a versão armada de fabricação local KAI MUH-1 Marineon (variante do KUH-1 Surion) provavelmente não atenderá aos requisitos da nova unidade.
Esta informação contraria o que a mídia local divulgou em março deste ano, quando foi noticiado que o KAI MUH-1 Marineon havia sido pré-selecionado como o futuro helicóptero de apoio dos Fuzileiros Navais Sul-Coreanos.
O KAI MUH-1 Marineon é uma versão do helicóptero bimotor médio KUH-1 Surion, desenvolvido para atender às necessidades dos Fuzileiros Navais. O Marineon difere da versão terrestre por estar equipado com flutuadores de emergência, tanque de combustível extra, equipamentos de navegação modificados e as pás do rotor principal serem dobráveis, para facilitar a hangaragem em navios. O MUH-1 está em operação desde 2018 na 1st Marine Division do RoKMC, que encomendou 28 aeronaves.
O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA utiliza o AH-1Z Viper, uma versão modernizada do experiente Bell AH-1W SuperCobra, como helicóptero de primeira linha de combate, com uma frota de 189 unidades encomendadas para o fabricante.
@FFO