A U.S. Marine Corps AH-1Z Viper with Marine Light Attack Helicopter Squadron 469 fires at a target during Resolute Dragon 22 at Yausubetsu Maneuver Area, Hokkaido, Japan, Oct. 6, 2022. Resolute Dragon 22 is an annual bilateral exercise designed to strengthen the defensive capabilities of the U.S.-Japan Alliance by exercising integrated command and control, targeting, combined arms, and maneuver across multiple domains. (U.S. Marine Corps photo by Cpl. Lorenzo Ducato)
Bell Textron entregou último AH-1Z para Fuzileiros dos EUA. A fabricante de aeronaves Bell Trextron entregou o último helicóptero de ataque AH-1Z Viper para o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC). Para celebrar o marco alcançado, a empresa realizou ontem (02/11), uma cerimônia em Amarillo Assembly Center, no Texas (EUA).
Com isso foi encerrado o Programa H-1 para o USMC, com 349 helicópteros entregues, sendo 160 do modelo UH-1Y Venom de transporte e 189 AH-1Z Viper de ataque. O último Venom havia sido entregue em 2018
“O primeiro lote de produção de H-1 do USMC foi encomendado em 1962. Eles mudaram a maneira como os fuzileiros combatem. Completar as entregas do AH-1Z e UH-1Y adiciona mais um capítulo ao legado da plataforma H-1 para o USMC”, disse Mike Deslatte, vice-presidente e diretor do programa H-1 na Bell.
Os helicópteros da série H-1 são produzidos desde 1959 para as Forças Armadas dos EUA, começando pelo icônico Huey. A partir dele a Bell desenvolveu AH-1 Cobra, o primeiro helicóptero de ataque dedicado da história. Em 1970, o bimotor UH-1N levou suas capacidades para mais de 28 países e, em 1984, o AH-1W forneceu ao USMC maior capacidade de ataque.
A atual geração Bell AH-1Z e UH-1Y é a combinação mais ágil e resistente de helicópteros militares usada pelo Departamento de Defesa dos EUA. Ambas plataformas possuem cerca de 85% de comunalidade de componentes e sistemas, proporcionando aos Fuzileiros Navais agilidade de logística e redução nos custos operacionais. O UH-1Y atingiu a Capacidade Operacional Inicial em 2008 e o UH-1Y em 2011. A primeira implantação combinada Viper/Venom ocorreu em 2009 em uma Unidade Expedicionária.
“Os helicópteros do Programa H-1 são fundamentais para o Plano de Aviação do USMC 2022. Agora completo, os fuzileiros navais têm a flexibilidade de gerenciar e implantar os helicópteros com base nos requisitos atuais e futuros de missão, conforme estabelecido no início do programa”, disse o Coronel Vasillios Pappas, gerente do programa de helicópteros (PMA-276).
A linha de produção do H-1 se mantém ativa em apoio às vendas militares estrangeiras para aliados dos EUA, como o Bahrein que tem encomendas para oito UH-1Y e a República Tcheca com quatro AH-1Z, todos com entregas previstas para 2023.
A frota AH-1Z e UH-1Y do USMC acumulou mais de 450.000 horas de voo em um amplo espectro de operações militares. A Bell fornecerá suporte para a linha H-1 dos EUA com atualizações de letalidade, capacidade de sobrevivência e confiabilidade por meio de um plano de modernização de longo prazo.
Fonte: Bell Textron
@FFO