Bell Textron entregou último AH-1Z para Fuzileiros dos EUA. A fabricante de aeronaves Bell Trextron entregou o último helicóptero de ataque AH-1Z Viper para o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC). Para celebrar o marco alcançado, a empresa realizou ontem (02/11), uma cerimônia em Amarillo Assembly Center, no Texas (EUA).
Com isso foi encerrado o Programa H-1 para o USMC, com 349 helicópteros entregues, sendo 160 do modelo UH-1Y Venom de transporte e 189 AH-1Z Viper de ataque. O último Venom havia sido entregue em 2018
“O primeiro lote de produção de H-1 do USMC foi encomendado em 1962. Eles mudaram a maneira como os fuzileiros combatem. Completar as entregas do AH-1Z e UH-1Y adiciona mais um capítulo ao legado da plataforma H-1 para o USMC”, disse Mike Deslatte, vice-presidente e diretor do programa H-1 na Bell.
Os helicópteros da série H-1 são produzidos desde 1959 para as Forças Armadas dos EUA, começando pelo icônico Huey. A partir dele a Bell desenvolveu AH-1 Cobra, o primeiro helicóptero de ataque dedicado da história. Em 1970, o bimotor UH-1N levou suas capacidades para mais de 28 países e, em 1984, o AH-1W forneceu ao USMC maior capacidade de ataque.
A atual geração Bell AH-1Z e UH-1Y é a combinação mais ágil e resistente de helicópteros militares usada pelo Departamento de Defesa dos EUA. Ambas plataformas possuem cerca de 85% de comunalidade de componentes e sistemas, proporcionando aos Fuzileiros Navais agilidade de logística e redução nos custos operacionais. O UH-1Y atingiu a Capacidade Operacional Inicial em 2008 e o UH-1Y em 2011. A primeira implantação combinada Viper/Venom ocorreu em 2009 em uma Unidade Expedicionária.
“Os helicópteros do Programa H-1 são fundamentais para o Plano de Aviação do USMC 2022. Agora completo, os fuzileiros navais têm a flexibilidade de gerenciar e implantar os helicópteros com base nos requisitos atuais e futuros de missão, conforme estabelecido no início do programa”, disse o Coronel Vasillios Pappas, gerente do programa de helicópteros (PMA-276).
A linha de produção do H-1 se mantém ativa em apoio às vendas militares estrangeiras para aliados dos EUA, como o Bahrein que tem encomendas para oito UH-1Y e a República Tcheca com quatro AH-1Z, todos com entregas previstas para 2023.
A frota AH-1Z e UH-1Y do USMC acumulou mais de 450.000 horas de voo em um amplo espectro de operações militares. A Bell fornecerá suporte para a linha H-1 dos EUA com atualizações de letalidade, capacidade de sobrevivência e confiabilidade por meio de um plano de modernização de longo prazo.
Fonte: Bell Textron
@FFO