A declaração surpreendeu o mercado, principalmente pela falta de informações sobre o interesse das autoridades ucranianas na compra dos helicópteros Iroquois. Cabe ressaltar que nos últimos anos, o governo ucraniano adquiriu mais de 50 helicópteros de fabricação europeia, modelos Airbus H125, H145 e H225.
Em 2 de março, a Bell Textron enviou um comunicado ao portal de defesa polonês ZBiAM (Zespół Badań i Analiz Militarnych), esclarecendo que não havia concedido à empresa Ukroboronprom, ou a qualquer outra entidade econômica na Ucrânia, a licença para fabricar os helicópteros UH-1 Iroquois. Ao mesmo tempo, o fabricante americano enfatiza que está pronto para apoiar os esforços ucranianos para modernizar a frota de helicópteros. No entanto, esta decisão deverá ser baseada nos procedimentos do governo dos Estados Unidos, através de um pedido oficial através de ofício para o programa FMS (Foreign Military Sales).
A Bell Textron oferece aos seus clientes no exterior, através do programa FMS, a mais recente versão Iroquois, o UH-1Y Venom. No ano passado, a República Tcheca foi a primeira nação a adquirir o Venom, sob um contrato de oito exemplares.
É importante ressaltar que o projeto também poderá ser proposto à Polônia como parte do programa Perkoz, que envolve a compra de 32 helicópteros de transporte multifunção, que de acordo com o cronograma, a fase de negociações encerra em 31 de março.
@FFO