Bell revela o conceito HSVTOL para uso militar. A empresa americana Bell Textron Inc., uma empresa do grupo Textron Inc., anunciou neste mês de agosto que está lançando o futuro design de suas aeronaves militares que vão usar a tecnologia de High-Speed Vertical Take-Off and Landing (HSVTOL) da Bell. A tecnologia HSVTOL ou decolagem e pouso vertical de alta velocidade combina a capacidade do voo pairado de um helicóptero com os recursos de velocidade, alcance e capacidade de sobrevivência de uma aeronave de caça.
“A tecnologia HSVTOL da Bell é uma mudança radical nas capacidades dos helicópteros”, disse Jason Hurst, vice-presidente de inovação da empresa. “Nossos investimentos em tecnologia reduziram o risco e nos prepararam para o rápido desenvolvimento do HSVTOL em um ambiente de engenharia digital, aproveitando a experiência de um passado robusto de exploração de tecnologia e parcerias estreitas com o Departamento de Defesa e Laboratórios de Pesquisa.”
Os conceitos de design HSVTOL da Bell incluem os seguintes recursos:
*downwash = é a mudança na direção de ar, desviado pela ação aerodinâmica de um aerofólio, asa ou pá do rotor de um helicóptero em movimento, como parte do processo de produção de sustentação.
A capacidade HSVTOL da Bell é uma tecnologia crítica para as necessidades futuras de missões militares, oferecendo uma variedade de sistemas com independência do uso de pista, capacidade de sobrevivência, flexibilidade operacional e desempenho aprimorado. Com a interação cada ver maior entre as características de vetores Tilrotor com o controle digital de voo e propulsores de última geração, a Bell está preparada para desenvolver a tecnologia HSVTOL para missões militares modernas a fim de servir à próxima geração de combatentes.
A Bell tem explorado a tecnologia de aeronaves de elevação vertical de alta velocidade por mais de 85 anos, sendo pioneira em configurações tipo VTOL (Vertical and Take-Off Landing), como o X-14, X-22, XV-3 e XV-15. As lições aprendidas com o XV-3 e XV-15 apoiaram o desenvolvimento do tiltrotor Bell-Boeing V-22 Osprey, uma plataforma que mudou a forma como os militares dos EUA conduzem ataques anfíbios, infiltração e exfiltração de longo alcance.
Fonte: Bell.
@CAS