Bell irá estender a vida dos CH-146 da RCAF. Por um contrato de US$ 631,04 milhões a empresa Bell Textron Canada Limited (BTCL) irá modernizar e estender a vida útil dos 85 helicópteros Bell CH-146 Griffon da Royal Canadian Air Force (RCAF). O trabalho de modernização em toda a frota deve terminar em 2028.
O contrato exige se estenda a vida útil dos helicópteros CH-146 Griffon, até pelo menos meados da década de 2030. A BTCL é a fabricante original da frota Griffon e detém todos os direitos de propriedade intelectual da aeronave. Portanto, a BTCL é a única empresa autorizada a avaliar e definir as alterações de projeto necessárias e outros reparos relacionados à aeronave.
A empresa realizará inicial mene modificações em nove helicópteros CH-146, e, após gerenciará um processo competitivo para subcontratar fornecedores para instalar as alterações aprovadas nos demais 76 helicópteros restantes.
A BTCL formou a “Griffon Team” para fornecer soluções “Made in Canada” para o projeto CH-146. A equipe da Griffon inclui a CMC Electronics e a Pratt & Whitney Canada. A entrega do primeiro helicóptero atualizado está prevista para 2024, enquanto a modernização da frota restante será concluída em 2028, o demandará a entrega a partir de 2025 de 21 unidades/ano. O CH-146, uma variante militar do helicóptero Bell 412EP, pode realizar várias missões, incluindo resposta a emergências, transporte tático e busca e salvamento.