Bell diz que a montagem do 360 Invictus está 95% concluída. O protótipo do Bell 360 Invictus, a aeronave da Bell Helicopters que competirá pelo programa do Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Exército dos EUA, está cerca de 95% concluída. A informação foi divulgada por Keith Flail, Diretor de Advanced Vertical Lift Systems da fabricante.
A Bell espera que o Invictus entre na fase de testes de solo até o próximo mês de maio, com o voo inaugural programado para o final deste ano. Enquanto isso, a fabricante aguarda a entrega do novo motor GE T901 ITEP (Improved Turbine Engine Program) em fase final de desenvolvimento pela General Electric.
“Essa é obviamente uma peça crítica para a equipe do programa 360, que espera receber o motor e todas as certificações necessárias para começar a fazer testes em solo rumo ao primeiro voo ainda em 2023”, disse Flail em uma entrevista coletiva no Bell’s Flight Research Center, em Arlington, Texas.
O Exército dos EUA exige que ambos os competidores do FARA, o Bell 360 Invictus e o Sikorsky Raider X, utilizem o mesmo modelo de motor GE T901 ITEP de 3.000 hp. Embora nenhum dos concorrentes ainda tenha recebido seus motores, a Bell está realizando seus testes de ajustes com um modelo não funcional impresso em 3D.
Os testes estáticos do Bell 360 estão em andamento nas fábricas de Amarillo e de Fort Worth. “Todos os testes da caixa de câmbio estão efetivamente concluídos. As pás do rotor são as que serão usadas na aeronave, e não as iniciais. Realizamos todos processos usados em programas de produção, checando a funcionalidade de todos os subsistemas, aplicando energia, certificando o projeto elétrico, cabine, monitores, emfim tudo, enquanto aguardamos o motor”, disse o Executivo da Bell.
Além disso, a equipe continua testando o 360 em seu Laboratório de Integração de Sistemas (SIL), localizado no Flight Research Center. O SIL consiste em um simulador com cockpit totalmente representativo e controles reais, conectados por computadores de voo a atuadores hidráulicos, que fornecem respostas a diferentes condições e cenários operacionais. Esse sistema foi usado pela Bell no desenvolvimento dos projetos do V-280 Valor e do Bell 525 Relentless.
O programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Exército dos EUA, busca preencher a lacuna de capacidade para missões de reconhecimento e ataque após a aposentadoria do Bell OH-58 Kiowa Warrior, bem como substituir uma significativa parte da atual frota de helicópteros de ataque AH-64E Apache.
O Bell 360 Invictus é um helicóptero convencional de reconhecimento e ataque leve, projetado para voar em altas velocidades. Com uma configuração de cabine em tandem (posição do piloto à frente do co-piloto), típica dos helicópteros de ataque, o Invictus tem rotores principal e de cauda com quatro pás, desenhado a partir do modelo civil Bell 525 Relentless.
Em dezembro, a Bell foi a vencedora de outro grande contrato do Exército dos EUA, o programa Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA), com seu tiltrotor V-280 Valor. Ele venceu o Sikorsky-Boeing Defiant X, mas a Sikorsky entrou com um protesto contra a decisão. O Gabinete de Responsabilidade do Governo tem até 7 de abril para se pronunciar sobre o processo.
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