Bell dará suporte aos novos helicópteros tchecos. A Bell Textron recebeu um contrato de preço fixo de US$ 22,5 milhões via US Navy em 6 de julho. O mesmo visa fornecer até 24 meses de manutenção para oito helicópteros UH-1Y e quatro AH-1Z — todos novos de fábrica, em solo americano e até 36 meses de serviços de engenharia contratada na República Tcheca.
O contrato, que deve ser concluído até 2026 e prevê que parte dos fundos — US$ 11 milhões exigidos no momento da concessão sejam pagos via Foreign Military Sales (FMS), que está apoiando a recente aquisição dos UH-1Y e AH-1Z pela Força Aérea da República Tcheca, ou Vzdušné síly armády České (CzAF).
Os AH-1Z e UH-1Y deverão substituir na CzAF a antiga frota de helicópteros de origem soviética Mil Mi-2 “Hoplite”, Mi-8/17 “Hip” e Mi-24 “Hind” que compõem a frota do Exército da República Tcheca (AČR – Armáda České Republiky). As entregas dos novos helicópteros estão programadas para começar em breve, com o primeiro quadro de pilotos e técnicos já formados nos EUA.
Para substituir completamente os oito Mi-35/24Vs, o governo tcheco fez um pedido adicional de seis AH-1Z em 2023, elevando para 10 unidades, sendo quatro novos e seis usados, doados pelo US DoD. O mesmo aconteceu com os UH-1Y, onde além dos oito novos, mais dois foram igualmente doados via Excess Defense Article (EDA).
Em fevereiro de 2022, a Bell Textron disse que o trabalho de produção das quatro aeronaves AH-1Z havia começado, após o início da fabricação das plataformas UH-1Y em julho de 2021.
@CAS