Em fevereiro, o V-22 Osprey ultrapassou a marca de 600.000 horas voadas, desde o seu o primeiro voo em 1989. O marco é atribuído ao Comando da Forças de Operações Especiais da Força Aérea dos Estados Unidos (AFSOC), Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) e os esquadrões da Marinha dos EUA (USN) que possuem mais de 400 aeronaves em operações em todo o mundo.
“Cada hora de vôo do V-22 é o produto de um esforço de equipe. Habilitado por pilotos, mantenedores, testadores, engenheiros, a força de trabalho do programa e nossos parceiros da indústria que, juntos, garantem a operação segura e eficaz do V-22”, disse o Coronel Matthew Kelly, Gerente do V-22 Joint Program Office.
A prontidão continua a ser uma prioridade do programa, com vários atividades e esforços permanentes para garantir que a plataforma permaneça voando pelo menos até 2050.
Até o momento, o programa Common Configuration – Readiness and Modernization (CC-RAM) do USMC entregou três aeronaves atualizadas. O CC-RAM reduz o número de configurações e diferenças na frota MV-22, simplificando e otimizando o tempo de manutenção, melhorando a prontidão e aprimorando os recursos e a confiabilidade.
Recentemente o Naval Air Systems Command concedeu à Bell Boeing um contrato de $ 81 milhões para desenvolver, projetar e instalar kits de modificação das naceles, nos cabos e sistemas elétricos para reduzir o tempo de reparo dos CV-22 e melhorar a prontidão operacional da frota.
A US Navy continua os testes dos CMV-22B, a mais nova variante do V-22, projetada para missão Carrier Onboard Delivery (COD), substituindo os veneráveis C-2A Greyhound. O CMV-22B será capaz de transportar até 2.700 kg de carga útil com uma autonomia de 1.150 milhas náuticas, aumentada por ser reabastecido em voo. A capacidade dos V-22 Osprey de decolar e pousar verticalmente, bem como decolagem e aterrissagem curta, torna-o mais versátil do que o robusto C-2A, ampliando o leque operacional com a flexibilidade de servir qualquer base litorânea ou marítima, bem como porta-aviões e navios anfíbios.
O programa V-22 também está focado na expansão dos recursos da plataforma, incluindo upgrades de interoperabilidade digital e sistemas projetados para melhorar a operação em ambientes com baixa visibilidade.
A família de aeronaves V-22 Osprey foi projetada para voar pelos próximos 30 anos e continua sendo o único tiltrotor em produção. O PMA-275 gerencia a aquisição, desenvolvimento, suporte, colocação em campo e descarte de sistemas de programa de tiltrotor para o USMC, AFSOC e da US Navy.
@FFO