Bell apresenta o helicóptero de ataque 360 Invictus. A Bell divulgou imagens do primeiro protótipo do 360 Invictus, seu projeto que concorre ao programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Exército dos Estados Unidos. A nova aeronave concorre pelo contrato que tem por objetivo substituir uma significativa parte da atual frota de helicópteros de ataque AH-64E Apache do US Army.
O Bell 360 Invictus é um helicóptero convencional de reconhecimento e ataque leve, projetado para voar em altas velocidades. Com uma configuração de cabine em tandem (posição do piloto à frente do co-piloto), típica dos helicópteros de ataque, o Invictus tem rotores principal e de cauda com quatro pás, desenhado a partir do modelo civil Bell 525 Relentless. Inicialmente o projeto tinha um rotor de cauda do tipo fenestron, entretanto para o design final a fabricante optou por uma versão tradicional, sob a alegação de reduzir peso da aeronave.
Apesar da fuselagem sugerir que trata-se de um helicóptero otimizado para baixa observabilidade (stealth), a Bell informa que o Invictus não foi projetado com essa capacidade.
As imagens divulgadas pela Bell mostram o protótipo do 360 Invictus com seu futuro armamento, incluindo um canhão automático XM915 de 20 mm do tipo Gatling em uma torre sob o nariz e dois pods laterais retráteis, equipados com mísseis AGM-114 Hellfire ou AGM-179 Joint Ar-to-Ground Missiles (JAGM), bem como Common Launch Tubes (CLT) que poderá ser carregados com vários tipos de munição, e até mesmo lançar pequenos drones.
Team Invictus is steadily progressing with the Bell 360 Invictus build. With over 90% complete, the #Bell360 is getting closer to transforming the attack and reconnaissance mission. #FVL #ArmyModernization #FARA pic.twitter.com/98ED67XsZW
— Bell (@BellFlight) July 12, 2022
O programa FARA prevê que os helicópteros concorrentes devem ter capacidade de empregar e lançar sistemas não tripulados, também conhecidos como Air Launched Effects (ALE), que terão capacidade de operar isolados ou em “enxames” para realizar ataques eletrônicos, vigilância e outras missões.
O cronograma do US Army prevê que os primeiros testes de voos do Bell 360 Invictus, bem como do seu principal concorrente, o Sikorsky Raider X, devem estar concluídos no ano que vem, e a escolha do vencedor seja anunciada imediatamente. Espera-se que os primeiros novos helicópteros de ataque do Exército dos EUA estejam na frota em 2028.
@FFO