Bell 360 Invictus toma forma. A Bell Textron Inc. divulgou novos dados sobre a construção e os testes do primeiro protótipo do Bell 360 Invictus. O programa Bell 360 está progredindo rapidamente em termos de fabricação, montagem, testes de componentes e trabalho de integração de sistemas para o programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do US Army, que busca um substituto para o AH-64 Apache e os drones AAI RQ-7 Shadow.
A equipe de desenvolvimento concluiu várias análises de projeto e de risco com o US Army, demonstrando que está dentro do cronograma em todos os requisitos do programa. O Bell 360, uma plataforma de baixo risco e alta velocidade com tecnologia comprovada e designs inerentemente confiáveis, fornecerá aos soldados capacidades operacionais a um custo acessível.
De acordo com a Bell Textron, junto com a montagem do Bell 360, componentes de alto valor, como a caixa de engrenagens do rotor principal, eixos de transmissão e acoplamentos estão sendo testados no Laboratório de Teste de Sistemas de Movimentação da Bell (DSTL – Drive Systems Test Lab).
O DSTL é usado para realizar esforços de redução de risco, que garantem que o programa tenha dados precisos e verificados para qualificar os componentes antes dos testes de voo. Um novo Laboratório de Integração de Sistemas (SIL – Systems Integration Lab) específico para o FARA também já está operacional na Bell. Esta instalação permite que a Bell integre componentes críticos de voo, software e sistemas de missão para teste, verificação e validação de funcionalidade antes de decolarem em uma aeronave real. Esta abordagem reduz o risco técnico e auxilia na execução segura, rápida e eficiente do programa de testes de voo.
O programa FARA preencherá uma lacuna crítica de capacidade operacional que atualmente coberta pelos helicópteros de ataque AH-64E Apache em conjunto com os drones AAI RQ-7 Shadow, após a aposentadoria dos helicópteros OH-58D Kiowa Warrior em 2017. O Kiowa Warrior foi aposentado sem um sucessor claro. Três programas sucessivos foram cancelados sem atingir a produção.
O Exército Americano pretendia realizar um programa de extensão da vida útil da frota OH-58 em 2013. Porém, cortes no orçamento de defesa forçaram sua aposentadoria. No lugar do OH-58, o US Army usou helicópteros de ataque AH-64 Apache junto com drones AAI RQ-7 Shadow na função de reconhecimento armado.
Em março de 2020, dois dos cinco candidatos iniciais ao FARA foram escolhidos. Bell Textron e Lockheed Martin’s Sikorsky foram escolhidas para avançar no desenvolvimento de protótipos. Ambas as empresas estão em uma competição direta para construir protótipos e voá-los a partir de novembro de 2022. O FARA ainda não teve informado a quantidade de helicópteros que serão adquiridos.
A Sikorsky apresentou um projeto de pá de rotor coaxial baseado em seu S-97 Raider, que está chamando de Raider X. Bell revelou seu projeto – o 360 Invictus – na conferência anual da Associação US Army de 2019.
@CAS