• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Bélgica substituirá seus SF260 ainda neste ano

9 de março de 2023
Bélgica substituirá seus SF260 ainda neste ano (Foto: BLu).
Bélgica substituirá seus SF260 ainda neste ano (Foto: BLu).

Bélgica substituirá seus SF260 ainda neste ano. A Força Aérea Belga (BLu – Belgische Luchtmacht) deverá aposentar ainda neste ano, sua frota de envelhecidos treinadores básicos SIAI-Marchetti SF260. A informação foi divulgada em 2022 por Ludivine DeDonder, a ministra da Defesa da Bélgica.

No final de outubro de 2022, o governo belga aprovou o inicio do processo de substituição dos SF260, com uma frota de aeronaves alugadas de um operador civil, que fornecerá um pacote com simuladores, manutenção e logística. Os instrutores serão pilotos-militares da BLU e Beauvechain continuará sendo a sede da Base Aérea de treinamento.

O número de aeronaves envolvidas ainda é desconhecido publicamente, mas sabe-se que a Força Aérea Belga necessita de uma média de aproximadamente 6.000 horas de voo. O monomotor Diamond DART 550 é o candidato mais provável para assumir o papel de futuro treinador básico militar belga. 

DART 550 (Foto: Diamond Aircraft).
DART 550 (Foto: Diamond Aircraft).

Conforme noticiamos, uma delegação da Diretoria de Recursos Materiais da Bélgica e do Componente Aéreo Belgavisitou a sede da Diamond, em Wiener Neustadt, Áustria, entre os dias 21 e 22 de outubro de 2020.

Equipado com um motor General Electric GE H75-100 de 550 hp, o DART 550 (Diamond Aircraft Reconnaissance Trainer) é um avião de instrução turboélice acrobático de +7g até -4g, com célula em fibra de carbono, certificação civil e/ou militar, equipado com aviônica Garmin G3000, cockpit em tandem, assentos ejetáveis zero-zero. A Diamond oferece um sistema de treinamento pronto para o treinamento militar.

Nenhuma lista oficial com possíveis candidatos foi tornada pública pela Força Aérea Belga, e caso opte realmente pelos monomotores austríacos Diamond Dart 550, a BLu será o primeiro – e único – usuário militar deste modelo.

Em novembro de 1969 os primeiros 36 monomotores SF-260M entraram em serviço na Força Aérea Belga, que em 1992 encomendou mais nove unidades SF-260D. Estima-se que aproximadamente 30 aeronaves ainda permanecem em serviço.

Fonte

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login