Bélgica recebeu o seu quinto Airbus A400M. A Força Aérea da Bélgica (BAF – Belgische Luchtmacht) recebeu no último dia 14 de janeiro, o seu quinto Airbus A400M Atlas. Matriculado CT-06 (msn 117), ele foi recebido na Base Aérea de Melsbroek, na Bélgica, sede da 15ª Ala de Transporte Aéreo (15 Wing Luchttransport), em voo de translado procedente da unidade da Airbus Defense and Space, em Sevilha, Espanha.
A BAF e as Forças Armadas de Luxemburgo, concentram os seus A400M na Unidade de Transporte Aéreo Binacional (BNU), sediada em Melsbroek, no setor militar do Aeroporto Internacional de Bruxelas. A BNU irá operar uma frota de oito A400M, sendo sete belgas (CT-02 à CT-08) e um de Luxemburgo (CT-01). A entrega dos dois últimos exemplares está prevista para o decorrer deste ano (CT-07), e janeiro de 2024 (CT-08), respectivamente.
A 15 Wing Luchttransport espera que os seus A400M alcancem a Capacidade Operacional Total (FOC) em 2024, mas até lá eles tem participado cada vez mais ativamente de operações militares. Todas as aeronaves serão disponibilizadas ao Comando de Transporte Aéreo Europeu e, através dele, a Força Europeia de Reação Rápida.
Três dias após chegar em Melsbroek, o CT-06 realizou uma missão intercontinental para a América do Norte. Sob o código-rádio “BAF646”, o mais novo A400M belga voou para a Base Aérea de Andrews, Washington, EUA, com uma escala em Halifax, no Canadá.
No final deste ano, os A400M da BNU deverão seguir para a África, em apoio à Missão de Paz da ONU no Mali (MINUSMA). Realizada sob o Conceito de Rotação Multinacional (MRC), coordenada pela Noruega, esta será a terceira vez que a BAF prestará suporte aéreo logístico para a ONU, neste país africano. Nos anos de 2018 e 2019, o Componente Aéreo Belga foi representado pelos quadrimotores C-130 Hércules, recentemente desativados.
@FFO